FMCG Marcas

Preço dos cereais continua a crescer

Por a 15 de Abril de 2008 as 2:00

cereais.jpg

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), alerta que a factura dos cereais nos países mais pobres pode subir 56%. Em vários países africanos o aumento pode mesmo atingir os 74%. Prevê-se que o elevado preço da comida venha a provocar insurreições sociais.

A insatisfação já se faz notar em países como o Egipto, Camarões, Senegal, Burkina Faso ou Etiópia, entre outros. No Paquistão e Tailândia as autoridades foram mesmo obrigadas a intervir, movimentando tropas para proteger plantações e quintas.

«A inflação no preço da comida atinge os mais pobres de forma mais intensa, uma vez que afecta uma percentagem muito mais elevada nas despesas totais do que nas populações mais ricas», disse Henri Josserand, da FAO.

Recentemente, também o director geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss Kahn, comentou que «o aumento generalizado e abrupto dos preços terá consequências terríveis para os países em desenvolvimento».

O problema do aumento dos preços dos alimentos poderá também criar um desequilíbrio comercial, que terá impacto sobre importantes economias desenvolvidas. «Não é apenas uma questão humanitária neste sentido», concluiu o director do FMI.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *