H&M lidera ranking das marcas mais valiosas do retalho
Com presença em 28 países, a empresa sueca H&M, está no topo do ranking “Top Performing European Retail Brands 2008”, elaborado pela Interbrand, onde figuram as marcas mais valiosas da Europa.
De acordo com o ranking da Interbrand, a H&M vale cerca de 10,37 mil milhões de euros, aparecendo os franceses do Carrefour em segundo lugar com 6,62 mil milhões de euros, terminado o pódio com a sueca IKEA, avaliada em 6,5 mil milhões de euros.
As conclusões principais do ranking indicam que os top retalhistas geram valor para as suas marcas ao compreender a importância da criação e investimento das próprias marcas. Ou seja, 60% das empresas oferecem produtos com marca própria que, segundo a analise, contribuiu entre 30 a 100% para as receitas geradas pelas cinco marcas que apresentaram o melhor desempenho, admitindo Jez Frampton que «a “Private-label foi, em tempos, visto como um colaborador, agora é uma arma para as marcas».
Além disso, diz o estudo, «saber como e quando expandir a marca para novas categorias ou conceitos poderá ser uma mais-valia e criar valor para o retalhista. Os líderes do retalho passam de lugares passivos para “customer owners” activos, permitindo a expansão das suas marcas por vários mercados com novas propostas de serviços».
De resto, o “Top Performing European Retail Brands 2008” é composto por 12 retalhistas do sector alimentar, quarto de vestuário, três de beleza, dois de mobiliário, entre outros.
“Top Performing European Retail Brands 2008”
- H&M, Suécia, Vestuário, 10.3662 milhões de euros
- Carrefour, França, Alimentar, 6.6203 milhões de euros
- IKEA, Suécia, Mobiliário, 6.5164 milhões de euros
- Tesco, Reino Unido, Alimentar, 5.617 milhões de euros
- M&S, Reino Unido, Alimentar, 5.100 milhões de euros
- Zara, Espanha, Vestuário, 4.112 milhões de euros
- Aldi, Alemanha, Alimentar, 2.675 milhões de euros
- Boots, Reino Unido, Beleza, 2.003 milhões de euros
- El Corte Inglès, Espanha, Alimentar, 1.930 milhões de euros
- Auchan, França, Alimentar, 1.860 milhões de euros