FMCG Marcas

Frutas e Legumes com menos sabor

Por a 11 de Abril de 2008 as 2:00

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De acordo com um estudo – “Os Portugueses e o Sabor” – levado a cabo pela Tryp Network, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e Instituto Superior de Agronomia, os portugueses afirmam que as frutas e os legumes são dos produtos que menos têm evoluído em termos de sabor, a par com as carnes, peixes e preparados do mar.

Em contrapartida, e de uma forma geral, os produtos alimentares possuem cada vez mais sabor para 44,8% dos portugueses, onde se destacam os chocolates; bolachas e biscoitos; molhos e condimentos; aperitivos e vinhos.

Para José Borralho, director-geral do “Sabor do Ano” em Portugal, tratam-se de resultados similares a outros mercados europeus, como Espanha, e que em alguns casos não revelam mais do que a necessidade de uma nova mentalidade por parte desta indústria. “Para quem tem acompanhado a evolução da indústria, tem havido claramente um esforço no sentido de modernizar o sector, em particular apostando no desenvolvimento de produto, todavia a evolução de outros mercados tem sido tal, que é natural que exista uma percepção no consumidor de não evolução destes produtos agro-alimentares. É preciso que a indústria mostre ao consumidor que possui produtos de qualidade, independentemente da modernização da sua embalagem, da marca que possui ou se é pouco ou muito conhecida».

O estudo revela ainda que “Sabor e a Saúde” andam a par na preferência dos portugueses, sendo que dois em cada três inquiridos, admite ser esta a conjugação que mais lhe agrada quando compra produtos alimentares. Além disso, o sabor é o que mais influencia a decisão de compra dos portugueses. 43,9% destaca esse como o critério que está no topo da sua decisão, embora 96,9% confirme que apesar de outros factores tem sempre em conta o Sabor na sua decisão de compra.

Outras conclusões do estudo indicam que : Os portugueses estão mais informados, concordando que o sabor de um produto só pode ser testado através de uma Prova Cega (88,2%), que por um produto que é considerado mais saboroso que outros, se a diferença de preço for aceitável, 77,8% dos portugueses pagaria mais por ele, se vir num produto alimentar um símbolo que diz “Sabor do Ano”, isso significa que é digno de confiança para 64,3% dos consumidores, além do selo “Sabor do Ano” motivar 67,4% a experimentar esse produto e que leva 37,5% à compra em vez do que habitualmente consome.

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