FMCG Marcas

Preço do arroz atinge novo recorde histórico

Por a 10 de Abril de 2008 as 2:00

arroz

O arroz está a ser negociado a 21,5 doláres (13,6 euros) por 100 libras peso (45,5kg), em Chicago, o que constitui o dobro dos preços praticados no ano passado. O avolumar dos preços deve-se ao aumento de procura, por parte das Filipinas, o maior importador mundial deste cereal.

As Filipinas têm como objectivo aumentar as importações de arroz para um milhão de toneladas, o que constitui 2,7 milhões de toneladas de arroz, um número superior às 1,9 milhões importadas em 2007. O Governo asiático pretende aumentar os seus stocks, garantindo a manutenção dos preços internos evitando o aumento em massa dos preços como aconteceu, recentemente, em alguns países africanos.

As Filipinas pretendem começar as importações já a partir de Abril e Maio. Alguns analistas prevêem um aumento do preço do cereal que poderá ir de 10 a 20%.

Na realidade Portuguesa, Pedro Monteiro, secretário-geral da Associação Nacional das Industriais de Arroz (ANIA), já tinha avançado recentemente que o preço do arroz deveria aumentar. «Seria perfeitamente possível que o cereal atingisse um euro por quilo até ao final do ano». Recorde-se que o preço já aumentou este ano entre três a cinco cêntimos e agora está a ser vendido entre 73 e 75 cêntimos.

Monteiro afirma que a duplicação do preço da matéria-prima não tem a ver com a ANIA. «Até agora, temos conseguido absorver esse aumento sem efeitos no preço final. Mas não podemos esmagar mais as margens: ou aumentamos ou fechamos».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *