Distribuição

Comércio pode ter 20% da facturação proveniente da Internet

Por a 10 de Abril de 2008 as 2:00

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Até 2015, 20% da facturação total das empresas resultará das vendas de produtos online. O canal online não irá substituir as lojas tradicionais no que diz respeito às vendas, irá, sim, complementá-las. Estas são as conclusões do Centro de Pesquisa de Retalho, num estudo encomendado pela Visa Europe.

O estudo afirma que os websites tendem a tornar-se, progressivamente, mais transaccionais do que informativos, sendo que será necessário um aumento na aplicação de tecnologia por parte dos comerciantes. Como resultado haverá uma subida na digitalização automática, acompanhamento do produto, utilizando a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), para monitorização do inventário e promoções dirigidas aos consumidores enquanto fazem compras. Steve Perry, vice-presidente executivo da Visa Europe comenta que o objectivo comum do aumento tecnológico no comércio é «criar uma maior conveniência para os clientes e, por conseguinte, alcançar uma forte diferenciação e sucesso para o negócio e comerciante.»

O estudo indica ainda que se avançássemos 7 anos o resultado seria um decréscimo de vendas nas lojas que não investissem em termos tecnológicos Porém, 70% dos comerciantes, perspectiva introduzir novos formatos e mais serviços até então.

A digitalização automática começa a pairar no horizonte com 22% dos comerciantes a assumir a introdução desta tecnologia de alguma forma. A identificação via RFID está prestes a ser introduzida por 34% dos vendedores de comércio com o intuito de os ajudar na gestão do inventário.

Para Perry, «este estudo mostra que enquanto as alterações podem ocorrer num curto período de tempo, a loja do futuro é susceptível de ser moldada por um conjunto de tecnologias da era digital».

O documento demonstra que 60% dos comerciantes pensa que os websites comerciais serão esmagadoramente transaccionais. Não obstante, apenas um quinto entende que os websites são apenas informativos. Para a maioria dos comerciantes os pagamentos electrónicos são seguros e estão dispostos a adoptar tecnologias avançadas de pagamentos móveis.

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