FMCG Marcas

Crise agrícola argentina não afecta Portugal

Por a 7 de Abril de 2008 as 2:00

agricultura.jpg

A crise agrícola que está a decorrer na Argentina não tem, nem terá no futuro, impacto em Portugal, avança o Jornal de Notícias. Há três semanas que os produtores argentinos estão em greve, como forma de protesto contra o aumentar do imposto sobre as exportações de soja, girassol, milho e trigo.

Em valor, os bens que Portugal mais importa são os cereais (105,4 milhões de euros), as frutas (16,5 milhões de euros), os produtos hortícolas, o peixe e a carne (2,1 milhões).

De acordo com uma auscultação do Jornal de Notícias a várias associações do sector, a crise argentina não atingirá Portugal. António Fontes, da Associação das Indústrias de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, Luís Vieira da Silva, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Jacinto Bento, presidente da Associação de Comerciantes de Carne e Pedro Queirós, director-geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, corroboram esta tese, até porque as importações argentinas não têm um peso tão significativo no País.

Até a situação ficar regularizada, o que se espera que venha a acontecer até ao fim da semana, as alfândegas cancelaram as exportações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *