FMCG Marcas

Nuno Pires, Director da Essência do Vinho

Por a 4 de Abril de 2008 as 12:00

essencia

«Ponto de encontro da enogastronomia portuguesa e internacional»

Depois do sucesso dos eventos do Porto – Essência do Vinho e Essência Gourmet – a Essência do Vinho desce até Lisboa para realizar o “Peixe em Lisboa”. Serão nove dias em que o melhor do peixe da região de Lisboa será apresentado ao consumidor.

Criar tendências, abrindo as portas a todo o tipo de público apaixonado pela gastronomia». Este é o principal objectivo, segundo Nuno Pires, director da Essência do Vinho, para o “Peixe em Lisboa”.

Hipersuper (H.): Qual a razão da realização do “Peixe em Lisboa”?
Nuno Pires (N.P.): O Peixe em Lisboa surgiu através de uma junção de vontades da Associação de Turismo de Lisboa e da Câmara de Lisboa de organizarem um evento que colocasse Lisboa no roteiro gastronómico internacional e reforçasse o seu posicionamento a nível internacional. A Essência do Vinho foi a empresa escolhida em concurso para organizar e promover o evento.

Há dois anos que a Essência do Vinho começou a desenvolver acções em Lisboa com o evento Porto&Douro Wine Show, um evento que tem por objectivo promover o vinho do Douro e do Porto junto do público da capital, considerado como o principal comprador e por isso o principal público -alvo.

O Peixe em Lisboa representa também uma excelente oportunidade da Essência do Vinho aumentar a ligação com o público residente na área metropolitana de Lisboa e de cativar o seu interesse para os eventos que organiza a nível nacional.

H: A quem se destina este evento?
N.P.: O Peixe em Lisboa, ao contrário do habitual esquema dos eventos gastronómicos dedicados exclusivamente aos profissionais, propõe-se criar tendências, abrindo as portas do evento a todo o tipo de público apaixonado pela gastronomia. É um modelo inovador, permitindo aproximar a gastronomia do público em geral, gourmet e amante da cozinha.

H: Um dos objectivos é mostrar a diferenciação gastronómica que Lisboa pode oferecer. No que é que difere esta riqueza gastronómica?
N.P.: A região de Lisboa é conhecida pelas suas excelentes matérias-primas e pelo prestígio dos seus produtos agro-alimentares. A cidade de Lisboa, em particular, possui um fluxo muito alto de turismo cultural e uma oferta culinária de grande qualidade.

Nos últimos anos a gastronomia tem vindo a ocupar um lugar de grande destaque, convertendo-se num elemento indispensável para conhecer a cultura de um país e de uma região.

H: Não faria mais sentido falarmos da gastronomia portuguesa?
N.P.: Pretendemos conciliar as nossas ancestrais tradições de compra e de acesso a mercados tradicionais com um toque – fundamental nos dias de hoje – de contemporaneidade e até de modernidade, que permitirá atrair um público jovem, urbano e com altos níveis de formação, que está mais habituado a recorrer a outro tipo de superfícies comerciais para adquirir os seus bens de consumo.

H: Este tipo de eventos são importantes para a sensibilização do público consumidor para a riqueza da nossa gastronomia?
N.P.: Sem dúvida. É um evento que não só é aberto ao público como o estimula a participar, a conhecer de perto os chefes e a assistir a diversas acções. Sensibiliza o público consumidor para conhecerem o peixe e o marisco da região, assim como alguns dos melhores os restaurantes. Abre ainda fronteiras, na medida em que é apresentada a cozinha de alguns dos mais conceituados chefes com os nossos peixes e mariscos.

H: Este será um modelo a exportar para outras regiões do País?
N.P.: O Peixe em Lisboa tem características semelhantes a outros eventos que organizamos como o Essência do Gourmet, no Porto, e Viseu Gourmet. No entanto, tem características únicas que o distinguem de qualquer outro evento, designadamente os chefes convidados e o número de restaurantes associados.

Na sua componente internacional, o Festival do Peixe Lisboa 2008 será o ponto de encontro dos profissionais da enogastronomia portuguesa e internacional, sendo o peixe e as suas diferentes formas de preparação o seu enfoque temático principal, como produto de um modo de vida e de hábitos alimentares saudáveis.

H: Quais serão os pontos-altos do “Peixe em Lisboa”?
N.P.: As muitas actividades que o público poderá apreciar no Terreiro do Paço – Patéo da Galé, designadamente as Demonstrações ao Vivo, Show Cookings com reconhecidos Chefes, as novas tendências gastronómicas, expositores Gourmet, participação de restaurantes, ligações entre vinhos e alimentos e inúmeras degustações

H: Que resultados esperam para o primeiro “Peixe em Lisboa”?
N.P.: Esperamos criar um evento gastronómico, sofisticado e dinâmico, que seja uma referência internacional, bem como a atracção de milhares de consumidores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *