FMCG Marcas

CDS quer investigação à subida dos preços dos produtos alimentares

Por a 4 de Abril de 2008 as 2:00

ed_168_alimentar_ref_prontas

O CDS-PP apresentou no Parlamento duas medidas para clarificar o funcionamento do mercado em matéria de fixação de preços, noticia o Público. Recomenda ao Governo que peça à Autoridade da Concorrência um inquérito sobre a evolução real dos preços de bens essenciais (pão, leite, ovos, fruta e peixe). Assim como a criação de um portal de preços dos bens essenciais e dos produtos afectados pela descida de 1%.

A primeira recomendação surge porque em Fevereiro de 2007 haviam vários produtos cujo preço estava vários pontos percentuais acima da inflação. Diogo Feio, líder parlamentar do CDS, defende a necessidade de fazer um estudo para perceber porque isto aconteceu, propondo que a Autoridade da Concorrência faça «uma averiguação urgente ao comportamento das margens de preços, de forma a serem identificadas as subidas atribuídas a preços internacionais e a margem de preços de transformação, intermediação e distribuição», sublinha o líder ao Público.

A proposta do portal dos preços visa ajudar a garantir que a descida do IVA a partir de Julho «represente uma devolução do poder de compra aos contribuintes».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *