FMCG Vinhos

Vinhos de Portugal em debate nacional

Por a 2 de Abril de 2008 as 2:00

vinho.jpg

Com o objectivo de promover o diálogo entre todos os representantes do sector do vinho em Portugal, a ViniPortugal realiza hoje um Debate Nacional, que decorre no Palácio da Bolsa, no Porto.

O debate envolve toda a fileira do vinho, desde a vinha ao produto final, passando pela enologia, distribuição e exportação e constituirá igualmente um balanço do Estudo Porter, permitindo esta iniciativa uma análise sobre o que já foi feito e apontando caminhos que o vinho português vai futuramente percorrer num mundo cada vez mais globalizado e em evolução mais rápida.

De acordo com Paulo Amorim, vice-presidente da ViniPortugal, «face à relevância do sector vitivinícola nacional, a ViniPortugal procura com este debate encontrar soluções que definam o caminho a seguir afim de Portugal ser cada vez mais competitivo num mercado global e liberalizado».

O debate será constituído por seis grupo ou temáticas, sendo que o Grupo 1 conta com a moderação de João Machado, Manuel Pinheiro e Nélson Heitor, abordando o tema “Articulação com as CVR’s”. Neste grupo de trabalho procurar-se-á debater as questões da rotulagem, a coordenação entre as actividades da ViniPortugal e os programas das CVR´s, a promoção das castas versus promoção das regiões e as castas prioritárias para a promoção internacional dos vinhos, entre outros temas.

“O Mercado Nacional” é o tema que será debatido no Grupo 2, que contará na mesa com a presença de Joaquim Madeira, Paulo Osório, José Casais e Francisco Ferreira. O papel actual e o peso da distribuição moderna, o consumo socialmente responsável, a promoção do vinho a copo e o serviço de vinhos na restauração são alguns dos temas que marcarão presença neste grupo de debate.

Carlos Moura, Francisco Henriques, Rui Boavista Marques, Domingos Soares Franco e Paulo Amorim vão contribuir com pistas para debater “Mercados Prioritários do Estudo Porter”, nomeadamente questões como os tipos de acções que contribuem para a consolidação da imagem e vendas da categoria Portugal, a cooperação com o Turismo, a publicidade genérica ao Vinho Português nos mercados internacionais, a Marca Portugal e a taxa de promoção, entre outros.

O Grupo 4 conta com a moderação de Jorge Basto Gonçalves, Luís Pato e Dora Simões e discutirá a problemática dos agrupamentos vocacionados para a promoção.

“Porto, Madeira e Moscatel” é o tema do Grupo 5, que conta com George Sandeman, Luís Oliveira, Mário Cravidão e Vasco d`Avillez e debaterá, entre outros assuntos, a utilização do know-how internacionalmente reconhecido do Vinho do Porto no blending de castas e no branding, a ligação ao Enoturismo, os casos de sucesso e a protecção da denominação de origem nos mercados de exportação.

Finalmente “Branding, Design e Imagem” é o sexto tema, que conta com a participação de Henrique Cayatte, Victor Almeida, Pedro Albuquerque e Manuel Costa Oliveira e que se debruçará sobre benchmarking com práticas internacionais e novas tendências ao nível do packaging, entre outros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *