FMCG Marcas

Espanhóis compram 50% do maior olival português

Por a 1 de Abril de 2008 as 2:00

olival.jpgO grupo espanhol Ancora adquiriu metade do capital da Herdade dos Machados, em Moura, o maior olival do País que já exibiu o título de maior produtor de azeite da Península Ibérica. Actualmente, a Casa Agrícola Santos Jorge, que explora actualmente a propriedade, gere mais de seis mil hectares, repartidos em vários negócios: olival, vinha, gado (bovino, ovino e equino), lagar, adega, conservas de azeitona e produção de óleo em Bagaço.

A sua mais valia é, segundo os empreendedores espanhóis, a disponibilidade de água e o clima ameno. Por isso, a nova equipa tem na manga um total de 140 milhões de euros para modernizar a propriedade, plantar 200 hectares de olival, reestruturar a vinha, e ali instalar “o maior lagar do mundo”.

A sociedade Franlabora, criada pelos espanhóis para gerir o negócio em Portugal, ambiciona produzir 65 milhões de quilos de azeitona, o que equivale a 11 milhões de quilos de azeite, e alcançar um volume de negócios anual de 34 milhões.

Para o projecto ter pernas para andar, os actuais proprietários da Herdade dos Machados reclamam que as parcelas atribuídas a vários rendeiros, durante a Reforma Agrária, regressem às mãos dos antigos donos. E, para o efeito, estão em negociações com o Ministério da Agricultura. Segundo o Público, o Estado recebe anualmente 100 mil euros de rendas de terrenos que não lhe pertencem.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *