FMCG Marcas

Consumo lácteo reduz 7% em França

Por a 1 de Abril de 2008 as 2:00

leiteO consumo francês de leite e produtos lácteos diminuiu de forma constante desde fins dos anos 90, com excepção de um ligeiro aumento em 2006, segundo dados publicados pelo Serviço de Questionários e Estudos Estatísticos do Ministério da Agricultura e Pescas. Em 2006 o consumo de leite inteiro registou 371 kg por habitante/ano, o que significa 7% menos que 1997.

A manteiga e o leite são os produtos onde se notou mais o decréscimo no consumo. A compra de manteiga diminuiu 12% nos últimos 30 anos, enquanto o consumo de leite reduziu 17 litros por habitante/ano entre princípios de 1980 e 2006, situando-se nos 60 litros per capita por ano.

No entanto, nem todos os produtos lácteos sofreram valores negativos. O consumo de queijo, iogurtes e sobremesas lácteas aumentou de forma constante durante o período 1997-2006. Alargando a análise aos últimos trinta anos o consumo de queijo aumentou mais de 30%, passando de 18 kg por habitante/ano para 23,5kg em 2006. No caso dos iogurtes, este verificou um crescimento significativo, aumentando, neste mesmo período, de 9 kg a 21 kg per capita.

A preferência dos franceses por produtos elaborados em detrimento dos produtos frescos é um dos factores que explica a redução do consumo deste tipo de produtos. Bem como a forte inclinação por produtos lácteos ligeiros como o leite desnatado ou semi-desnatado e queijo fresco, para o qual é necessário menos leite inteiro que para elaborar, por exemplo, um queijo Camembert.

A evolução de preços é outro dos factores que interfere no consumo. As natas e o leite encareceram 14%, enquanto o queijo e a manteiga aumentaram 15%. Já os iogurtes e as sobremesas lácteas registaram um ligeiro aumento de 6% nos últimos nove anos.

Diante desta situação o mercado francês inclinou-se para a exportação dentro de território europeu. De notar que 86% da exportação em 2006 teve a União Europeia como destino, sobretudo Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *