FMCG Vinhos

Vinho ultrapassa 26 mil milhões de litros

Por a 28 de Março de 2008 as 2:00

vinho.jpg

De acordo com o último relatório da Global Industry Analysts, o consumo de vinho mundial deverá atingir os 26,2 mil milhões de litros em 2010, registando um crescimento anual de 1,26% entre 2001 e 2010.A Europa continuará a manter-se como líder no consumo de vinho, apontando o relatório para um consumo de aproximadamente 16,3 mil milhões de litros em 2015.

O destaque vai, contudo, para os mercados emergentes, prevendo a Global Industry Analysts que países como Rússia, China, Austrália e Índia, deverão crescer acima da média dos outros mercados, até porque, como revela o relatório, «tratam-se de mercados onde o vinho ainda possui pouca expressão. Por isso, estes mercados só terão um caminho: o de um crescimento maior que os outros países consumidores de vinho».

Na realidade, as alterações no estilo de vida nas economias emergentes, bem como uma aproximação aos hábitos mais ocidentais, levam os consumidores a querer descobrir produtos novos, tornando-se, assim, numa oportunidade para os milhares de produtores de vinho.

Apontada, igualmente, como um factor importante para este crescimento no consumo de vinho, estão as inovações e adaptações que os diversos produtores têm vindo a efectuar nos seus vinhos. Neste aspecto, os países do Novo Mundo (Austrália, Nova Zelândia, Chile, Califórnia, África do Sul), refere o relatório, têm liderado, indo ao encontro dos vários tipos de vinho que os consumidores exigem. «A tradicional Europa levou tempo a reagir a este “boom” do Novo Mundo», admite o relatório, «mas o maior conhecimento e qualidade dos vinhos faz com que países como França, Espanha e Itália [e Portugal] possam acompanhar a competitividade dos vinhos do Novo Mundo».

O relatório conclui ainda que «o interesse pelo vinho estava, até agora, confinado a consumidores de média idade. Actualmente, está-se a verificar um crescimento de uma faixa cada vez mais jovem de consumidores, preferindo o vinho a outras bebidas alcoólicas», salientando que, neste aspecto, serão os mercados da Ásia-Pacífico a registar a maiores taxas de crescimento no consumo de vinho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *