FMCG Marcas

Brasil aprova PET reciclado na indústria alimentar

Por a 26 de Março de 2008 as 2:00

formas_luso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a utilização de PET reciclado para fabricar novas embalagens para os sectores alimentar e de bebidas no Brasil.

É a tecnologia “bottle to bottle” que permite transformar uma garrafa de PET numa nova garrafa. O PET representa 80% das embalagens que circulam no mercado brasileiro, pelos que as indústrias do sector serão as principais beneficiadas.

A multinacional Coca-Cola, por exemplo, já vende embalagens recicladas em 17 países e planeia construir uma fábrica de reciclagem própria no Brasil, para processar anualmente 25 mil toneladas de PET.

As empresas que optarem pela utilização tem de receber luz verde da Anvisa, assim como comprovar a certificação da tecnologia pelas entidades competentes. No entanto, as embalagens também poderão ser importadas desde de que cumpram as exigências legais.

Áustria, Estados Unidos e Alemanha são exemplos de países onde a reutilização do PET já é possível na indústria alimentar há alguns anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *