Distribuição

Carrefour com ligeira subida nos lucros

Por a 17 de Março de 2008 as 2:00

carrefour.jpg
O grupo Carrefour anunciou recentemente um crescimento de 1,3% do lucro líquido para 2,3 mil milhões euros, mais 30 milhões de euros que no exercício 2006, numa altura em que muito se especula sobre o futuro dos principais accionistas do segundo maior retalhista mundial.

A família Halley, o maior accionista da companhia, dissolveu o pacto existente para permitir que membros individuais vendam suas acções, abrindo, de acordo com alguns analistas, a porta para grupo liderado pelo multi-milionário francês Bernard Arnault e o fundo de investimento Colony Capital, que, associados no consórcio Blue Capital, têm 9,1% da companhia, tomarem o controlo da companhia.

Tirando a equação accionista da questão, o Carrefour obteve um crescimento de 6,8% nas vendas, totalizando, no final de 2007, 82, 148 mil milhões de euros. Neste capítulo, o mercado doméstico continua a ter o maior peso na facturação do grupo, com 37,6 mil milhões de euros (+1,1%), seguido da Europa (excluindo França) com 30,8 mil milhões de euros (+6,9%). Os destaques vão, contudo, claramente para a América Latina que apresenta um crescimento de 38,5% para 8,2 mil milhões de euros e para a Ásia, onde a subida de 11,6% nas vendas totalizou 5,5 mil milhões de euros.

Durante a apresentação dos resultados, o Carrefour também informou que o seu novo foco estratégico será a administração imobiliária, anunciando a intenção de abrir o capital da nova empresa.

Para 2008, as previsões do Carrefour apontam para um crescimento de 6 a 8% (excluindo aquisições) no volume de negócios.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *