Feiras

Alimentaria Lisboa de 29 de Março a 1 de Abril de 2009

Por a 17 de Março de 2008 as 2:00

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* Em Barcelona, Espanha

Decorreu no penúltimo dia da Alimentaria Barcelona 2008, realizada de 10 a 14 de Março, a apresentação da Alimentaria de Lisboa 2009. As datas definidas para o que será a maior feira do sector agro-alimentar em Portugal foram definidas de 29 de Março a 1 a Abril de 2009, ou seja, com início a um Domingo e encerramento a uma Quarta -feria.

Na apresentação da 10.ª edição do Salão Internacional da Alimentação, que terá a FIL de Lisboa como palco, Francisco Carrió, director-geral da Alimentaria Exhibitions, deixou bem clara a relevância deste certame para Portugal e para a Península Ibérica, salientando que se trata «do maior certame a ser realizado na Península no ano que vem».

O responsável da Alimentaria Exhibitions que, juntamente com a Alimentaria de Lisboa, apresentou também as feiras que se realizam no México e na Argentina, frisou que «a feira portuguesa já alcançou uma enorme visibilidade» e são muitas as empresas espanholas interessadas no evento a realizar em terras lusas.

Do lado nacional, coube a José António Rousseau, director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a apresentação da Alimentaria Lisboa 2009, referindo que «não temos pretensões de realizar a maior feira, mas sim a melhor». Por isso, destacou dois aspectos onde o certame português foi pioneiro, salientando a importância da “Loja Inteligente”, bem como da iniciativa que pretende divulgar os produtos portugueses – Sabores de Portugal.

Não querendo fazer comparações com a feira realizada em Barcelona – até porque não existem comparações possíveis a fazer – Rousseau revelou que a Alimentaria de Barcelona é um evento «verdadeiramente esmagador, com uma dimensão que a torna num evento de extrema importância para a fileira agro-alimentar».

Não tendo sido divulgadas quaisquer actividade paralelas ou salões temáticos para a Alimentaria de Lisboa, certo é que a indústria agro-alimentar nacional terá quatro dias para mostrar as inovações e produtos que coloca à disposição do consumidor, salientando José António Rousseau também a importância da comunicação social na divulgação do evento português.

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