FMCG Marcas

Novos critérios para alimentos “saudáveis”

Por a 29 de Fevereiro de 2008 as 2:00

iogurtes

A Agência Europeia de Segurança Alimentar (AESA) está a desenvolver uma base de dados, que visa identificar quais os alimentos autorizados a conter mensagens alusivas às suas vantagens para a saúde. O objectivo é ajudar a Comissão Europeia, bem como os países da UE na hora de determinar quais os alimentos que podem conter etiquetas que indiquem que é saudável.

Para que os alimentos ou determinadas categorias de produtos possam conter mensagens alusivas às suas vantagens para a saúde a Comissão Europeia propôs-se a estabelecer, até Janeiro de 2009, qual o perfil e características específicas, bem como as isenções que estes deverão cumprir. Os critérios serão fixados conforme as quantidades de nutrientes, substâncias gordas, ácidos gordos saturados, sal e sódio.

A base de dados da AESA alerta os países para a eleição de nutrientes e pede que os perfis se estabeleçam segundo a importância dos alimentos para a população, sob o ponto de vista da saúde. A agência refere ainda que o principal critério cientifico que se deve analisar é se o alimento desequilibra a dieta saudável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *