FMCG Marcas

Inaugurado maior banco de sementes do mundo

Por a 28 de Fevereiro de 2008 as 2:00

banco-de-sementes-agricolas.bmp

Foi ontem a inauguração oficial do Banco Global de Svallbard, o maior depósito de sementes mundial, localizado numa pequena ilha do arquipélago norueguês se Svallbard, no círculo polar Árctico. O reservatório vai albergar 250 mil amostras de sementes, um sexto da sua capacidade global.

O projecto foi concebido no interior de uma montanha gelada, a 120 metros de profundidade, e a mil quilómetros do Pólo Norte. Já existiam bancos de sementes nacionais e regionais, uns mais completos que outros, no entanto, nenhum como este. A mais recente reserva de sementes pretende ser uma “memória universal” e vir a contar com uma amostra de cada espécie e variedade agrícola existente no mundo.

O banco universal que foi promovido por uma organização internacional que se dedica à preservação genética de plantas agrícolas, a Global Crop Diversity Trust, dirigida por Cary Fowler, e apadrinhado pela ONU, está a partir de agora preparado para “salvar” o mundo agrícola de situações de catástrofe como a ocorrida na Filipinas em 2006, onde o banco de sementes ficou parcialmente destruído por um tufão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *