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Vinhos portugueses em destaque na imprensa chinesa

Por a 27 de Fevereiro de 2008 as 2:00

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A acção de promoção da ViniPortugal em Xangai já está a dar frutos, de acordo com a agência Lusa. O maior jornal em língua inglesa da cidade, Shanghai Daily, pôs em destaque os vinhos portugueses, afirmando que são «um gosto do que está para vir», apenas lamentando «a pouca oferta disponível».

O jornal ressalva as características leves e frutadas dos vinhos portugueses, classificando-os como um acompanhamento «maravilhoso» para a culinária chinesa. O Vintage de 1975 da Adega da Cooperativa de Favaios foi o que recolheu mais elogios, mas o Conde de Vimioso 2005 (J Portugal Ramos) e Esporão Reserva 2005 (Finagra) também tiveram destaque na publicação.

Apenas o Brutalis 2005, das Caves Vidigal, recebeu critica negativa, «é um vinho de piada. Uma garrafa grande de castas Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon selada a borracha… uma pessoa teria vergonha de levar tal marca para a mesa», afirma.

O consumo médio anual de vinho na China é de 0,3 litros por pessoa, contra uma média mundial de sete litros por pessoa em Portugal, segundo dados do sector. O leva o jornal a questionar se o mercado está maduro para receber os vinhos portugueses.

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