Número de hiper e supermercados cresce 3% em Espanha
O número de hipermercados e supermercado em toda a Espanha registou um crescimento de 3% no ano de 2007, alcançando as 15.413 lojas, enquanto as lojas tradicionais e supermercados com área inferior a 100 m2 sofreram uma diminuição de 2%, revela o Anuário AC Nielsen referente ao mercado espanhol.
O tipo de estabelecimento a verificar maior crescimento foi o dos supermercado com áreas entre os 1.000 e 2.499 m2, cujo número aumentou 10% no exercício anterior, seguido dos hipermercados que cresceram 3 pontos percentuais, supermercados médios (com áreas entre os 400 e 999 m2) que subiram 2% e, finalmente, os pequenos supermercados (de 100 a 399 m2) com um incremento de 1%.
O anuário da consultora destaca ainda o facto de os supermercados serem já responsáveis por quase 70% do total de compras de alimentados embalados efectuadas, enquanto os hipermercados detém uma quota de 21,5% contra 8,6% das lojas tradicionais.
De referir que o valor de vendas dos produtos alimentares embalados cresceu 5,5%, enquanto os produtos frescos registaram uma subida de 5,3% nas vendas. A AC Nielsen revela ainda que nos alimentos embalados, a lideranças das vendas pertence ao leite e batidos, correspondendo já a 8,9% do total gasto pelos consumidores em produtos alimentares, contrapondo aos 8,5% do ano anterior.
Os alimentos secos, por sua vez, desceram a sua quota, passando de 33,1% (em 2006) para 32,5% no último exercício, a par da realidade das bebidas que sofreram uma redução na quota de 0,3%, valendo no final de 2007, cerca de 27,3% do total gasto pelos consumidores espanhóis em produtos embalados.
No que diz respeito à quota de mercado das marcas de distribuição, destaque para os valores das conservas que detêm 42,4% das vendas em valor, congelados com 34,3%, leite e batidos com 34,1%, charcutaria e queijos com 27,3% e bebidas com 13,6%.