Emprego & Formação

Os verdadeiros motivos de uma mudança profissional:números ou desafio?

Por a 8 de Fevereiro de 2008 as 11:30

catarina carvalhoVivemos num mundo global, onde a principal razão subjacente a uma mudança profissional ainda parece ser o pacote salarial e onde o senso comum vigente, efectivamente, nos diz que as mudanças profissionais se regem maioritariamente por questões de incremento salarial.No entanto, a realidade vivida pelos profissionais de Recursos Humanos, em contacto permanente tanto com clientes como com candidatos, revela algo diferente. Por vezes, a principal motivação para os candidatos baseia-se no tipo de projecto e no tipo de funções que são propostas.

Ler nas entrelinhas

O mercado de trabalho é próspero em situações de profissionais que, mesmo perante um salário superior, não aceitam determinado tipo de projecto, precisamente porque as novas funções e tarefas propostas não vão de encontro às suas expectativas. É importante perceber o histórico da posição dentro da organização, quais os principais concorrentes, perspectivas a curto e médio prazo, objectivos imediatos para a função e túnel de carreira previsto.

É fundamental perceber o que está por detrás de cada projecto e quais as valências mais preponderantes em cada um deles.

Âncoras de carreira

Poderemos definir as âncoras de carreira como a imagem que a pessoa forma de si própria em termos de valores e motivação que regem toda a sua experiência profissional e determinam os factores que valorizará numa mudança ao longo de toda a sua carreira.
Serão muitas as definições que podemos utilizar e existem vários nomes para as diferentes âncoras de carreira, mas poderemos considerar as seguintes seis definições como as mais importantes:

Estilo de vida

Poderá o estilo de vida pessoal influenciar a sua decisão no momento de decidir por uma mudança profissional? É importante perceber quais as questões culturais subjacentes a cada candidato, para que possa haver uma melhor integração entre os aspectos da vida pessoal de cada um e os aspectos profissionais da nova carreira ou do novo projecto.

Desafio

Existem profissionais que apenas se motivam durante a carreira se forem confrontados com desafios constantes e cuja principal razão de mudança prende-se, precisamente, com o desafio e obstáculo que podem encontrar. Não quer dizer com isto que estes indivíduos sejam pessoas instáveis a nível profissional. A âncora de carreira subjacente diz-nos que o processo para atingir o sucesso de forma global é o passo mais importante para este tipo de profissionais do que atingir o sucesso apenas numa determinada área.

Estatuto

O candidato poderá ver uma determinada empresa como ideal, independentemente do tipo de função que possa vir a desempenhar. Acima de tudo, é importante para estes profissionais verem o seu status quo reconhecido na organização, criando a tal imagem idealista da melhor empresa para desenvolverem a sua carreira. Preocupam-se, sobretudo, com o desejo de deixarem algum cunho pessoal em tudo aquilo que realizam.

Autonomia

Este tipo de âncora de carreira leva o candidato a decidir por uma mudança profissional quando os desafios propostos se baseiam em liberdade e independência, sem terem regras ou procedimentos demasiado exigentes na sua base. É importante para estes profissionais poderem ser eles a decidir onde, quando e como trabalhar e qual a melhor maneira de chegar aos resultados pretendidos.

Âmbito de gestão

Será o tipo de report ou a ambição de querer chegar mais longe que motiva os profissionais para uma mudança? Nesta âncora de carreira temos pessoas que se guiam pelo tipo de influência que poderão ter sobre as pessoas mais próximas dos centros de decisão estratégicos e pela preocupação de criar algo novo na organização.

Técnico-funcional

Nesta âncora de carreira os indivíduos preocupam-se com o desenvolvimento de funções muito especializadas, com cariz essencialmente técnico e recheado de pormenores. Têm em conta o desenvolvimento de capacidades pessoais e do talento numa determinada área e ponderam uma mudança profissional pelos detalhes técnicos que poderão aprimorar para desenvolver com sucesso uma determinada área.

Em suma, estar atento

No mercado global de trabalho é urgente tornar cada projecto como único e saber propô-lo da forma mais aliciante possível a um potencial candidato. Por outro lado, é fundamental perceber quais as razões de mudança e o que está por detrás de cada justificação dada para a mudança profissional, pois só assim poderemos perceber que esse é o candidato ideal.

Catarina Carvalho, Senior Consultant & Team Leader – FMCG & Retail – Hays Sales & Marketing, [email protected]

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *