Distribuição

Distribuição Moderna francesa contra taxa sobre pescado

Por a 4 de Fevereiro de 2008 as 2:00

Espanha obriga a congelar peixe consumido cru No passado dia 23 de Janeiro, o ministro da Agricultura e Pescas francês, Michel Barnier, criticou implicitamente a decisão dos grandes grupos de Distribuição Moderna, por estes protestarem contra a taxa de 2% que o país decidiu impor sobre o pescado vendido nos supermercados, medida com a qual o Executivo espera poder apoiar os sector pesqueiro gaulês.

«A Distribuição Moderna tem responsabilidade para ajudar o sector. Todo o mundo deve participar no esforço de auxiliar o sector pesqueiro local», referiu Barnier numa conferência de imprensa durante o Salão Internacional da Agricultura (SAI), em Paris.

Do lado da Distribuição Moderna, os operadores franceses vão apresentar uma queixa em Bruxelas contra a taxa, revelou Jerôme Bédier, presidente da Federação de Empresas Comerciantes e da Distribuição (FCD).

A taxa sobre o pescado, instituída no passado dia 1 de Janeiro, só afectará a Distribuição Moderna, não incluindo as peixaria. O objectivo desta medida é financiar a parte essencial do plano de acção para apoiar o sector pesqueiro e deverá representar cerca de 80 milhões de euros por ano, ou seja, um total de 240 milhões de euros durante a execução do plano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *