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Espanha reivindica fundos europeus para acções promocionais de vinho

Por a 30 de Janeiro de 2008 as 2:00

vinho verdeA Federação Espanhola de Vinho (FEV) decidiu destinar os fundos incluídos na nova Organização Comum de Mercado (OCM) do sector, a acções de promoção dos vinhos espanhóis.

A FEV decidiu os parâmetros da aplicação do processo da reforma da OCM em Espanha durante a comissão executiva ordinária, assistida por Josep Puxeu, secretário-geral da Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura.

Em declarações ao Europa Press, o director-geral da Federação, Rafael Del Rey, destacou que os fundos constituem «uma extraordinária ferramenta» da OCM, caso se destinem a promover o vinho espanhol em outros países.

Del Rey defende que a gestão destes fundos deve ser feita «da forma mais aberta possível», sem que se diferencie os projectos de cada comunidade autónoma, para que sejam igualmente aplicados pelas diferentes empresas. O director da Federação pediu ainda a Elena Espinosa, ministra da Agricultura espanhola, um esquema claro do destino destes fundos.

Josep Puxeu também debateu esta reforma com a Confederação de Cooperativas Agrárias de Espanha (CCAE) onde referiu que a repartição de fundos por comunidade autónoma não se poderá efectuar antes de 2009, e afirma que «há que ser realista e desenvolver primeiro o regulamento, porque a distribuição de fundos ainda não se encontra no projecto de Bruxelas».

A Associação Empresarial de Adegas de Vinho de Espanha criticou, em comunicado, as declarações do secretário-geral do MAPA, pois considera que as competências em matéria vinícola e agro-alimentar correspondem a cada comunidade autónoma, de maneira que «os fundos deveriam ser repartidos por cada comunidade com os mesmos critérios com que Espanha os recebeu».

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