Distribuição

Vendas JM ultrapassam os 5,3 mil milhões

Por a 17 de Janeiro de 2008 as 2:00

JM2007 revelou-se um bom ano para o grupo Jerónimo Martins (JM). Depois de adquirir a operação do discount Plus em Portugal, as vendas preliminares do grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha, registaram uma subida de 21,3% face a 2006, totalizando 5,347 mil milhões de euros.

Durante o ano que findou, a JM aumentou a área de venda, passando de 1.180 para 1.349 lojas, representando mais de 1 milhão de m2 de área de venda.

Quanto às insígnias do grupo, o Pingo Doce registou um crescimento de 17,5% no volume de negócios, tendo crescido 13,9% na área de venda, totalizando no final de 2007, 210 lojas.

Ainda em Portugal, as vendas no Feira Nova cresceram 8,3%, destacando o grupo «a expansão em 14% das vendas de perecíveis e de 56% das vendas de produtos de marca própria», tendo o parque de lojas desta insígnia aumentado em oito unidades, totalizando mais de 172 mil m2.

No caso da operação de cash&carry, o Recheio obteve uma subida de quatro pontos percentuais nas vendas, reflectindo, assim, o reposicionamento que o grupo efectuou, tendo definido uma estratégia de negócio especialmente orientada para o canal Horeca. Em termos de área de venda, o Recheio não registou qualquer alteração, mantendo as 33 lojas, com mais de 109 mil m2.

Finalmente, a operação polaca da Biedronka continua a registar fortes crescimentos, tendo as vendas like-for-like aumentado 26,1% nos últimos três meses do ano, terminando o ano com vendas totais de 2,392 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de quase 40%.

De destacar ainda o peso da operação polaca nas contas totais da JM, representado a Biedronka já cerca de 45% das vendas totais do grupo, tendo terminado 2007 com 1.045 lojas, mais 140 que em 2006.

Para o CEO da Jerónimo Martins, Luís Palha, «o ano de 2007 foi muito positivo com crescimentos muito significativos para o grupo. Foi um ano de uma concretização exemplar das linhas estratégicas definidas, que terão certamente repercussões, já no próximo ano, no fortalecimento das posições competitivas das companhias». O responsável executivo do grupo conclui ainda que «2008 será um ano com objectivos operacionais muito ambiciosos em que realizaremos a integração de 75 novas lojas Pingo Doce em Portugal e 210 lojas Biedronka na Polónia».

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