Distribuição

60% dos cestos de compras espanhol inclui máximo de 3 produtos

Por a 10 de Janeiro de 2008 as 2:00

Retalho positivo em SetembroUm estudo realizado pela TNS em Espanha revela que 60% dos cestos de compras realizadas pelos espanhóis inclui no máximo três produtos distintos.

Os dados revelam ainda que estas compras “ligeiras” geram um volume de negócios anual na ordem dos 20 mil milhões de euros, correspondendo a 1/3 do valor total do mercado de produtos de grande consumo (alimentação e drogaria), conclui o estudo Shopping Missions efectuado pela consultora.

Dentro deste cesto de compras, 60% contém somente produtos frescos, concentrando 74% do gasto total, destacando-se particularmente os alimentos como pescado e marisco, frutas e legumes, bem como pão fresco.

Os “mini-cestos”, como a consultora refere, incluem também alguns produtos embalados, concluindo a consultora que «estes são verdadeiramente os que cobrem as primeiras necessidades, indo desde os alimentos congelados e refeições preparadas aos aperitivos e bebidas alcoólicas.

Os canais de distribuição tradicionais são os que captam a maioria deste negócio, em especial as lojas especializadas como padarias, charcutarias, enquanto somente 22% dos cestos pequenos são adquiridos na Distribuição Moderna espanhola, captando noutro tipo de cesto de compras entre 70 e 98% do valor total.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *