Distribuição

Carrefour abandona planos de compra da Migros Turk

Por a 9 de Janeiro de 2008 as 2:00

Carrefour aumenta vendas em 2,5%A cadeia de distribuição francesa, Carrefour, viu-se obrigada a abandonar os seus planos de licitação pela cadeia turca de supermercados, Migros Turk TAS. Ambas as partes recusaram dar uma explicação para os motivos da retirada. Contudo os analistas, asseguraram que nas últimas semanas o preço subiu demasiado.

A Turquia converteu-se num país interessante para os grupos investidores, com uma economia que cresce a um ritmo de cerca de 7% anuais. A saída do grupo francês da licitação pela cadeia turca deixa o caminho livre para outros competidores, como diversas cadeias croatas e russas, ou o fundo de capital de risco KKR.

A porta voz do grupo investidor, KKR, Astrid Joseph, Assegurou à Bloomberg que estão interessados em comprar a Migros. Além deste grupo investidor, outros grupos estariam também interessados, como CVC Capital, Bain Capital LLC e BC Parteners. Alguns meios de comunicação apontam ainda como rivais na licitação ao grupo de distribuição, o grupo croata Agrokor e o grupo russo Alfa Group.

A companhia francesa, decidiu alterar a sua estratégia e em vez de se lançar em aquisições, vai apostar em potencializar a marca Carrefour. O CEO do grupo, José Luis Durán, pretende reconverter os mil estabelecimentos Champion, em França, em hipermercados ou supermercados Carrefour, o que pressupõe o desaparecimento definitivo desta marca.

O Carrefour pretende ainda separar a sua carteira de activos imobiliários e criar uma nova empresa que cotizará em 2008.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *