Distribuição

Estudar o consumidor de forma diferente

Por a 14 de Dezembro de 2007 as 9:00

Retalho positivo em Setembro

O ano de 2008 marca a chegada de duas novas formas de analisar os consumidores em Portugal. Da responsabilidade da TNS Worldpanel, “Shopper VIP” e “Usage” tem como objectivo diferenciar os consumidores e estudar a ocasião da utilização.

Dão pelo nome de “Shopper VIP” e “Usage”, os novos dois projectos da TNS Worldpanel para analisar de forma detalhada os consumidores em Portugal e obter informações relativamente ao comportamento de compra dos lares nacionais.

Patrícia Beber, directora do painel de consumidores “TNS Worldpanel” em Portugal, revela que «o projecto Shopper VIP, é uma nova forma de classificar os lares consumidores, tendo em consideração a forma como fazem compras e as suas necessidades e preferências, nessa matéria».

Os 8 grupos de consumidores
A responsável por esta nova forma de estudar os consumidores portugueses adianta que «tivemos de analisar durante um ano o comportamento de compra dos lares, para realizar esta análise e concluir que existem 8 grupos diferenciados», admitindo que esta diferenciação «é muito importante porque cada um destes grupos de lares consumidores tem necessidades diferentes que importa satisfazer, quer por fabricantes, quer pelos distribuidores, em particular». Além disso, a caracterização de cada um destes 8 grupos «permite encontrar novas oportunidades de desenvolver as marcas e as insígnias de forma mais ajustada às suas realidades e necessidades».

No que diz respeito ao “Usage”, trata-se de um novo estudo da TNS Worldpanel que permite conhecer o Perfil do Consumidor de um determinado Produto ou Marca. Patrícia Beber salienta que este «permite saber quem são os consumidores finais de uma determinado produto, como se caracterizam, que estilo de vida têm, que outros produtos ou que outras marcas também consomem, a frequência do consumo, momento de consumo, entre outras informações».

No “Usage”, cada lar participante no Worldpanel recebe um questionário elaborado especialmente à sua medida, que vai questionar cada elemento do lar apenas sobre os produtos que foram detectados (via scanning) a entrar nesse lar. «Deste modo», explica Patrícia Beber, «vamos obter uma informação preciosa sobre o Perfil do Consumidor final de um qualquer produto FMCG (Fast Moving Consumer Goods), obtendo automaticamente a completa caracterização do consumidor efectivo de cada marca ou produto».

Qual a utilidade destas duas novas formas de estudo dos consumidores portugueses? Pois bem, para a responsável da TNS «ambos são úteis para a Distribuição Moderna e para o Fabricantes, até porque actualmente a Distribuição tem um papel como “fabricante”, devido às MDD´s». No entanto, esclarece que, eventualmente, poderá existir maior interesse por parte da Distribuição pelo “Shopper VIP”, pois este analisa a forma como os lares portugueses realizam as suas compras. Por outro lado, recai sobre os Fabricantes – bem como Agências de Publicidade e Centrais de Media – um interesse especial no “Usage”, «pois vai permitir definir e afinar muito bem (e muito melhor) os essenciais “Targets”».

Desconstruir médias
As médias indicam um consumidor de 39 anos, que vai 66 dias por ano às lojas, gastando 379 euros nos supermercados Modelo, destinando ainda 21% desse gasto em MDD´s, médias essas que a TNS Worldpanel pretende “desconstruir”. Como? Ao disponibilizar estes dois novos serviços «vamos permitir ao mercado obter análises mais “finas”, menos globalizantes, menos genéricas, e consequentemente vamos poder, de algum modo, fugir dos “valores médios” e encontrar informação mais rica e particularizada».

E Patrícia Beber conclui: «Esperamos assim obter “insights” mais direccionados, mais segmentados e mais accionáveis pelos nossos clientes. Em suma, estes novos estudos permitem ter uma visão mais reveladora e com novas dimensões da complexa realidade do “Grande Consumo”».

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