Conselho dos Notáveis

Conselho dos Notáveis

Por a 14 de Dezembro de 2007 as 9:00

A perda de quota do Lidl no mercado português, os remédios da AdC na compra do operação do Carrefour pela Sonae Distribuição, são as primeiras questões analisadas pelo Conselho dos Notáveis. Além disso, as previsões de consumo para este Natal, os produtos mais beneficiados pela época natalícia, bem como o lançamento da Delta Q e o aparecimento de uma nova distribuidora de bebidas e vinhos fecham este painel.1.De acordo com o Worldpanel da TNS, o Lidl perdeu 16% de quota de mercado nos primeiros sete meses de 2007.

Esta situação deve-se à resposta da concorrência que, apesar de acordar tarde, conseguiu reposicionar a sua estratégia, indo ao encontro das necessidades do consumidor; 59.1%

Esta é uma realidade passageira, já que, devido à penetração que a insígnia de discount possui no mercado nacional, rápida e facilmente conseguirá repor a situação; 9.1%

Não evoluindo na organização de loja, inovação, entre outros, será expectável que o Lidl perca mais quota de mercado; 25.0%

Os hipers e supermercados oferecem um conjunto de serviços, como a entrega ao domicilio, por exemplo, um sortido mais completo, uma apresentação mais cuidada e atendimento personalizado, levando os consumidores a preferir estes formatos. 6.8%
2.Os remédios da AdC à compra do Carrefour forçam a Sonae Distribuição a renunciar a quatro hipermercados localizados em zonas onde a posição do grupo nacional é dominante:

A AdC vai tomar a decisão mais acertada e evitar que Telheiras, Loures, Portimão e possivelmente Coimbra fiquem sob o domínio da Sonae; 27.9%

A Sonae não sai prejudicada e encontra nesta decisão oportunidade de expandir a actividade Não Alimentar no País; 30.2%

Aqui está uma oportunidade a não perder para os players que estavam na corrida à compra do Carrefour, mas não foram bem sucedidos; 16.3%

Constituindo um dos hipermercados mais rentáveis sob égide do Carrefour, a Sonae Distribuição irá fazer tudo para manter pelo menos o Carrefour de Telheiras. 25.6%
3.O consumo no Natal de 2007…

irá crescer; 27.9%

irá manter-se; 44.2%

irá descer. 27.9%
4.Quais os produtos mais beneficiados com o Natal?

Bebidas; 9.3%

Artigos tecnológicos; 34.9%

Brinquedos; 55.8%

Livros; 0.0%
5.A empresa Delta lançou recentemente Delta Q, uma máquina de café de cápsulas Premium.

Este lançamento é tardio, já que a concorrência já está no mercado há quatro anos; 13.6%

É um mercado com potencial, daí que Delta Q surge num momento oportuno; 22.7%

Será difícil conseguir vingar, já que os preços das máquinas são muito altos (entre 149 e 499 euros); 4.6%

Com a quota de mercado que a Delta possui em Portugal, este lançamento só peca por tardio. 59.1%
6.PortuVinus é o nome de uma nova distribuidora de bebidas e vinhos em Portugal.

O aparecimento de uma nova distribuidora nacional é benéfico para o mercado, dominado pelas multinacionais; 6.9%

Uma nova distribuidora de bebidas e vinhos não irá acrescentar nada de novo a um mercado já saturado; 4.7%

Esta é uma situação que poderá beneficiar os produtores de vinho de menor dimensão, sempre rejeitados pelas grandes multinacionais; 18.6%

O sucesso da PortuVinus dependerá sempre do portfólio de empresas e marcas que conseguirá reunir. 69.8%

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