FMCG Marcas

CE apresenta proposta para aumento de 2% das quotas leiteiras

Por a 14 de Dezembro de 2007 as 2:00

LeiteA Comissão Europeia (CE) pretende que, a partir de 1 de Abril de 2008, entre em vigor um aumento de 2% das quotas leiteiras, com a intenção de acompanhar a elevada procura de produtos lácteos no mercado mundial.

A proposta foi apresentada ontem, a pedido do Conselho, juntamente com um relatório que visa a situação do mercado e a justificação do aumento de 2% das quotas. Os resultados comprovam que a aplicação desta quota, representando na totalidade 2,84 milhões de toneladas de leite, distribuídos pelos 27 Estados-Membros, acompanha a procura deste produto, que nos últimos quatro anos aumentou significativamente, prevendo-se que continue a crescer até 2014.

«A reforma da PAC deixou aos agricultores a liberdade de produzir para o mercado, objectivo que é contrariado pela existência de quotas leiteiras restritivas», declarou Mariann Fischer Boel, responsável pela agricultura e pelo desenvolvimento rural, adiantando ainda que «nos próximos anos, a procura de produtos lácteos de elevado valor acrescentado – em especial queijo – continuará a aumentar na Europa e em todo o mundo. Devemos pois, proporcionar aos nossos agricultores os meios de satisfazer essa maior procura».

Caso as quotas não sejam alteradas, dificilmente a UE poderá responder à elevada procura destes produtos alimentares. Esta análise é baseada na ideia de que o aumento em causa será totalmente aplicado, no entanto este relatório aceita que a utilização real terá limitações, pois actualmente, as quotas nacionais não são utilizadas na sua totalidade em alguns dos Estados-Membros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *