FMCG Marcas

Alentejo recebe 30 mil hectares de olival em 3 anos

Por a 11 de Dezembro de 2007 as 2:00

azeite.jpgA produção de azeite na campanha 2007/2008 poderá cair 25% face à anterior. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), as condições climatéricas desfavoráveis quer na altura da floração das oliveiras quer na fase de enchimento dos frutos são responsáveis pela quebra.

No entanto, as novas áreas de cultivo de olival, sobretudo no Alentejo, podem ajudar a compensar as quebras de rendimento previstas para esta campanha. Foram plantados mais de 30 mil hectares de olival em terras alentejanas nos últimos três anos. Cerca de metade desta área representam investimentos espanhóis. Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, adiantou ao Expresso que o investimento já ultrapassa 120 milhões de euros, excluindo a aquisição das terras para cultivo do olival.

A procura de azeite está a crescer um pouco por todo o Mundo. O que leva Jaime Silva, ministro da Agricultura, a sublinhar a elevada rentabilidade do investimento nesta actividade. «Quando a China começa a incluir o azeitona na sua dieta toda a produção será pouca para satisfazer às necessidades», estimou, em declarações ao semanário.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *