Distribuição

Governo já não vai cobrar 5 cêntimos pelos sacos de plástico

Por a 6 de Dezembro de 2007 as 2:00

O Governo recuou na decisão de cobrar uma taxa ecológica de cinco cêntimos sobre os sacos de plástico utilizados para transportar as compras nas grandes superfícies comerciais, de acordo com o jornal Público. A revelação foi feita pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, em conferência de imprensa, afirmando que esta «já não é uma hipótese para o Governo».

Esta foi uma das medidas analisadas, com vista a reduzir o consumo destes produtos, mas «foi descartada porque não era a melhor solução».

Agora, o Governo, em sintonia com os operadores da Distribuição, está a estudar outras hipóteses, como a elaboração de campanhas de sensibilização para a utilização de materiais biodegradáveis, a actualização do ecovalor – a taxa paga à Sociedade Ponto Verde para custear a recolha e tratamento de resíduos, ou a distribuição de sacos reutilizáveis de pano ou de papel nos supermercados.

Este recuo acontece na sequência da notícia do Público, que revelava a intensão do Governo em instituir uma taxa ecológica sobre estes produtos, Esta gerou alguma polémica entre os operadores, uma vez que já pagam uma taxa à Sociedade Ponto Verde, que é calculado em função da gramagem e representa, em média, 11% de cada saco de plástico.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *