Não Alimentar

O mercado de jogos e consolas

Por a 30 de Novembro de 2007 as 9:30

consolas

O ano 2007 está a ser um ano produtivo em termos de novidades de jogos e consolas. Aguarda-se com muita expectativa o período de Natal que, tradicionalmente, tem grande impacto nos resultados do ano.

As denominadas consolas estão completamente renovadas, sendo que nesta altura não se pode pensar numa consola como um aparelho para jogar. Na realidade, e com a evolução tecnológica por que passamos, as consolas permitem a visualização de filmes e/ou fotografias, ouvir música, navegar pela internet, enfim um leque muito alargado de opções, naturalmente que o factor mais aliciante será a possibilidade de jogar…e jogar muito!

Não se pode imaginar o produto de jogos de consolas sem ter pelo menos uma consola, ou vice-versa, e por isso faz todo o sentido analisarmos ambos os produtos.

O produto de hardware consolas pode ser separado em duas grandes vertentes, as estáticas (consolas de colocar em casa) e as portáteis (como o próprio nome indica tem a possibilidade de jogar em qualquer sítio).

Analisando este gráfico, pode-se ficar admirado com o peso que as consolas portáteis têm sobre o total de mercado, quase 48% no período de Janeiro a Outubro 2007.

Até ao mês de Outubro, foram vendidas desde o início do ano cerca de 165 mil máquinas o que perfaz quase 38 milhões de euros.

Mas se estes valores são surpreendentes ou não, nada melhor que verificar a tendência do ano corrente.

Podemos verificar por este último gráfico que o mercado está a crescer praticamente 31% em unidades e 67% em valor.

A subida do preço médio é facilmente explicada pelo lançamento de consolas com o preço médio muito mais elevado do que o existente na altura do seu lançamento.

Se tivermos em atenção o suporte, verificamos que as consolas estáticas atingem crescimento na ordem dos 36% e 135% em unidades e valor respectivamente.

As consolas portáteis têm igualmente crescimentos, embora mais moderados, na ordem dos 26% em unidades e 10% em valor.

Com estes crescimentos no hardware, resta perguntar como estará o mercado de videojogos? Será que estará a acompanhar a evolução?

A interligação entre o produto de software e hardware é total, sendo por isso natural que com o lançamento de novas plataformas, mais jogos e com melhor qualidade sejam lançados no mercado. Neste caso poderemos separar jogos para consolas e jogos para PC´s.

Neste último gráfico podemos analisar a evolução de vendas em unidades dos jogos para consolas e PC´s. No ano transacto, por esta altura, existia uma diferença de cerca de 70 mil unidades entre os dois tipos de formato, e em Outubro de 2007 podemos verificar uma diferença de quase 100 mil unidades entre ambos. Sem dúvida que a base de hardware está a impulsionar as vendas de jogos de consolas.

Quando comparamos o período de Janeiro – Outubro 2007 com o período homólogo verificamos um aumento de cerca de 26% em unidades.

Por esta altura foram vendidos quase 1,8 milhões de unidades de jogos durante 2007, o que corresponde a uma facturação de quase 49 milhões de euros.

A parte de consolas pesa praticamente três quartos do total de mercado, sendo que se aguarda com grande expectativa estes 2 últimos meses do ano.

A diversidade de jogos que existe neste momento é enorme, sendo que podemos encontrar títulos de todos os géneros imaginários (acção, desporto, estratégia, simulação, etc.).

Para finalizar, pode-se dizer que com a entrada da nova geração podemos aguardar por mais melhorias ao nível gráfico, apesar de neste momento muitos jogos já se assemelharem à realidade, existe ainda um longo caminho para percorrer de maneira a potencializar ao máximo as capacidades das novas plataformas.

O final do ano promete muitos lançamentos para todos os suportes existentes, e só nos resta aguardar para podermos experimentar mais uns jogos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *