Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – “Que futuro para o Lidl?”

Por a 23 de Novembro de 2007 as 2:00

hipersuper_201.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo relativamente à insígnia alemã de discount Lidl. De acordo com o Worldpanel da TNS, o Lidl perdeu, pela primeira vez, 16% de quota de mercado no nosso País. No entanto, e apesar das dificuldades vividas pela insígnia do grupo Schwarz em Portugal nos primeiros sete meses de 2007, também é verdade que a penetração e quota de mercado que possui, rapidamente consegue inverter esta situação. Por isso mesmo, a TNS aconselha a concorrência: «aproveitem o bom momento para fidelizar clientes», porque nunca se sabe o dia de amanhã.

Ainda na secção “Distribuição”, fomos entrevistar o director de loja do renovado Jumbo de Alfragide, Pierre Delpierre, agora inserido no Centro Comercial Alegro construído pelo grupo Auchan. Certo é que a nova loja equipou-se com tecnologia de ponta, aumentou o espaço entre os corredores e apostou forte na área de frescos.

No “Alimentar”, tivemos presentes no II Congresso da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), onde alguns dos principais players do mercado apontaram a burocracia e carga fiscal como principais entraves à competitividade do sector.

Também no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado dos “Dressings”, mais concretamente, as categorias de Ketchup e Maionese. A consultora revela que, se no caso da Maionese são os lares de jovens independentes os grandes consumidores, já no caso do Ketchup, são os casais com filhos adolescentes e com filhos pequenos que consomem mais.

Para finalizar a secção “Alimentar”, entrevistamos a directora-executiva do Produto do Ano, Débora Silva. Quatro anos após a primeira edição, o balanço não poderia ser melhor. A cada ano que passa, há mais empresas, mais produtos e mais categorias a concurso.

No “Não Alimentar”, damos a conhecer as vantagens e desvantagens do vidro e plástico. Mais do que concorrentes, ambos se assumem como insubstituíveis neste sector em constante processo de inovação e diversificação. Além disso, entrevistamos também o responsável da Sealed Air Cryovac em Portugal, Carlos Delfino, que nos revelou que o plástico pode ser adaptado a diversos produtos, indicando a preservação do ambiente como preocupação estratégica da empresa.

Ainda no “Não Alimentar”, a GfK analisa o mercado de Jogos e Consolas. Se antigamente as consolas serviam unicamente para jogar, actualmente, permitem ver filmes, fotografias, ouvir música, navegar na Internet … e claro jogar. Quanto aos jogos, esses estão em constante evolução.

Nas “Bebidas”, ficámos a conhecer a novidade da empresa do Comendador Rui Nabeiro: Delta Q. Esta máquina de cápsulas Premium vem preencher uma lacuna no portfólio da empresa de Campo Maior, entrando, agora que se aproxima a época natalícia, num segmento dominado pela Nespresso.

Nos “Vinhos”, entrevistámos o director-geral da PortuVinus, Manuel Rocha, uma nova distribuidora de bebidas e vinhos. Os objectivos traçados pela empresa nascida da união da força de vendas da Espírito do Vinho (distribuidora da Companhia das Quintas) com a Gentil&Gentil, em Lisboa, e Malheiro, no Porto, são claros: estar no Top 5 dos distribuidores de vinho em Portugal em 2010.

Finalmente, em “Tec&Log”, entrevistámos Carlos Truta, director-geral da Gateway. Adquirida, em 2004, pelo grupo Gunnebo, a Gateway tem representado, em Portugal, o valor das soluções de segurança para os lojistas nacionais.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “35 anos, e agora? O dilema do Middle Management” de Nuno Troni (Michael Page), Inovação Agro-alimentar: moda ou necessidade” de Pedro Miguel Santos (Consulai) e “Filas sim, obrigado!” de Joana Frimer (Dot One New Media).

Por isso, boas leituras!

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