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Arroz pequeno, grande império

Por a 14 de Novembro de 2007 as 9:30

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A gastronomia internacional está definitivamente na moda. O risotto, uma iguaria tradicional do Norte de Itália, não foge à regra e conquista cada vez mais adeptos entre nós. A responsável é a arrozeira italiana Riso Gallo que desde há cinco anos se empenha em dar a conhecer aos portugueses a versatilidade culinária do “pequeno grão”

A Riso Gallo apontou baterias a Portugal e está apostada em dinamizar o mercado das refeições pré-preparadas. A italiana especialista na produção de risotto já distribui há cinco anos parte do portfólio no País, mas apenas há um decidiu alargar a oferta ao retalho. Risotto Pronto (em 12 minutos) foi a grande aposta e «o balanço é positivo», sublinhou ao Hipersuper Luis Navarro Cebrián, responsável pelo mercado ibérico.

Além das refeições (quase) prontas, a arrozeira líder no mercado italiano comercializa duas variedades de risotto (arborio e carnaroli) embalado em diversos formatos (250g, 250g e 1kg) quer no canal alimentar quer no Horeca. O desempenho da empresa nos palcos internacionais não é alheio a esta estratégia de variedade de formatos. «Em França, o mercado mais desenvolvido e diversificado do sector das refeições prontas, o arroz embalado tem pouca procura. Na Alemanha, os formatos de 1kg apenas se vendem nos operadores discount». Espanha e Portugal «vão evoluir» neste sentido, prevê Luis Navarro Cebrián.

A oferta da Riso Gallo já exibe dotes nas prateleiras das lojas Sonae Distribuição, Jerónimo Martins, Auchan, Makro e Mosqueteiros. Mas é o visitante do El Corte Inglés quem mais se aproxima do perfil de consumidor de risotto. «Há mais poder de compra e maior conhecimento da gastronomia internacional», sublinha, para justificar a forte expectativa que deposita nos armazéns espanhóis, a quem concedeu o privilégio de comercializar a grande maioria das referências. As restantes cadeias retalhistas disponibilizam entre quatro a seis referências, com excepção das lojas discount. «Não é o nosso mercado». Grande Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, são as regiões mais fortes no consumo de risotto, à boleia do “turismo”.

Experiência secular

O século e meio de experiência na produção de risotto garantem à Riso Gallo a liderança do mercado italiano, com 27% da quota em valor e ocupar o top 5 das maiores arrozeiras europeias.

A veia de exportação nasceu de imediato e hoje a empresa actua em 55 mercados. As vendas no exterior já representam 30% da facturação do grupo.

Está presente na Grã-Bretanha há mais de 20 anos. Assim como na China, América do Sul, Índia, EUA, Austrália, Europa do Leste e em mais de 10 países da UE (União Europeia). Instalou filiais em França, Grã-Bretanha e Suiça, e prepara-se para abrir ainda este ano outra em Espanha.

A produção está concentrada em Itália, em Lombardia, região de cultura de arroz por excelência. A transformação (está divida por duas unidades fabris: uma serve a elaboração, a segunda a embalagem e armazenagem. São embalados mais de 50 milhões de pacotes arroz por ano, o que corresponde a 70 mil toneladas vendidas.

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