FMCG Marcas

Danone retira queixa na China

Por a 8 de Novembro de 2007 as 2:00

Danone caça talentosA multinacional francesa Danone decidiu retirar o queixa apresentada contra o Instituto de Propriedade Industrial chinês na disputa legal contra o sócio Wahaha. O maior fabricante de iogurtes do mundo tinha denunciado a entidade chinesa em Agosto passado, quando entendeu que o Instituto chinês não tinha cumprido com os procedimentos legais ao negar o pedido de transferência da marca Wahaha à empresa de capitais mistos, formada pela Danone e Wahaha.

«Retirar esta queixa não significa que a Danone a tenha abandonado o processo conflituoso com a Wahaha», explicou Xu Zhengguo, director de um gabinete de Propriedade Industrial local, «já que o grupo francês poderá continuar a lutar pela marca (Wahaha) com outros métodos».

De referir que a Danone encontra-se numa disputa legal relativamente aos direitos da marca Wahaha, maior fabricante de bebidas da China desde 1996. Esta “guerra” entre as duas empresas começou em Abril de 2007, quando Zong Qinghou, então presidente da joint-venture, rejeitou publicamente um plano da Danone para comprar algumas filiais da Wahaha, acusando a multinacional francesa de estar a preparar uma OPA hostil.

A Danone, por sua vez, refere que a Wahaha vende separadamente produtos idênticos aos que a joint-venture tem no mercado, competindo, assim, com os produtos produzidos por ambos, considerando que tal situação viola os acordos de colaboração existentes.

A Danone chegou a solicitar uma intervenção da Câmara de Comércio de Estocolmo para solucionar este processo, assegurando a imprensa chinesa que este conflito tem afectado a vendas da multinacional francesa na Ásia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *