FMCG Marcas

Europa erradica entrada de peixe ilegal

Por a 31 de Outubro de 2007 as 2:00

Espanha obriga a congelar peixe consumido cru A União Europeia quer fechar as portas à entrada de pesca ilegal e não regulamentada, de acordo com notícia do Público. Este negócio vale actualmente cerca de 10 mil milhões de euros anuais.

Na conferência de alto nível sobre a erradicação da pesca ilegal, não-declarada e não regulamentada, o comissário europeu das pescas, Joe Borg, anunciou uma proposta de combate, que passa por fazer uma lista negra dos países e navios que não cumprem as regras.

As medidas pretendem que o navio seja obrigado a certificar que os produtos descarregados nos portos europeus são pescados de forma legal. Esta medida será acompanhada por uma maior vigilância das descargas dos produtos, esperando-se que 15% destas sejam inspeccionadas.

Estas disposições ainda estão a ser discutidas pelos eurodeputados, podendo ser aprovada dentro de cinco meses.

A Europa importa 60% do peixe e transformados que consome. Calcula-se que entrem 500 mil toneladas de peixe pescado de forma irregular no espaço europeu, o que gerará aos piratas de cerca de 1,1 mil milhões de euros.

Esta prática, além dos impactos que tem sobre os recursos, prejudica os pescadores que cumprem as regras, podendo gerar prejuízos económicos para as comunidades locais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *