FMCG Vinhos

Exportações de vinho espanhol em alta

Por a 24 de Outubro de 2007 as 2:00

vinhoDe acordo com os dados da Federação Espanhola do Vinho (FEV), as exportações espanholas de vinho aumentaram, durante os primeiros sete meses de 2007, 12% em valor e 8% em volume, para 975,6 milhões de euros e 863,2 milhões de litros, respectivamente. Ao mesmo tempo, o preço médio do vinho aumentou 3,5%, fixando-se actualmente nos 1,13 euros por litro.

Este crescimento nas vendas de vinho espanhol devem-se, fundamentalmente, à performance dos vinhos de mesa, tanto a granel (+20% em valor e 11% em volume), como engarrafados (+9% em valor e 5% em volume). A evolução de forma muito positiva nos espumantes e cavas (+27% em valor e 22% em volume) contribui para estes resultados. No caso dos vinhos aromatizados, o crescimento foi de 19% em valor e 10% em quantidade.

No que diz respeito aos vinhos com Denominação de Origem, estes mantêm a taxa de crescimento, sobretudo em valor, com uma subida de 8%, totalizando 511 milhões de euros no período de Janeiro a Julho de 2007.

Quanto aos mercados de exportação, destaque para o outro lado do Atlântico, mais concretamente para os Estados Unidos da América, tendo crescido 23% em valor e 37% em volume nos vinhos engarrafados. A Rússia também merece destaque por parte da FEV, indicando que as importações do país de Putin subiram 117% em valor e 16% em volume, aqui, contudo, graças aos resultados dos vinhos de mesa a granel.

De referir ainda que as exportações de vinho espanhol para Portugal, embora em decréscimo (-17% que em igual período do exercício transacto), ainda totalizam 52,125 milhões de litros. Não seria de estranhar, se o vinho importado por Portugal fosse de qualidade e engarrafado, mas a situação é preocupante, já que metade do vinho exportado por Espanha para terras lusas é vinho de mesa a granel, ultrapassando os 26 milhões de litros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *