Conselho dos Notáveis

Conselho dos Notáveis

Por a 19 de Outubro de 2007 as 8:00

As opiniões sobre a possível deslocalização da Comissão Executiva da JM para a Polónia, bem como a venda da Plus alemã pela Tengelmann. Além disso, os Notáveis analisam a redução de 100 mil postos de trabalho no comércio nos próximos quatro anos, o relatório da “The Grocer” relativamente a políticas ambientais no retalho, hipotética venda da Vin&Spirit ou vodka Absolut pelo governo sueco e a venda de vinho pela Internet em Espanha.
1.Alexandre Soares dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, referiu recentemente que a Comissão Executiva poderá estar sedeada, dentro de dez anos, na Polónia.

É uma realidade estranha quando se diz que é preciso manter os centros decisores em Portugal. 28.6%

Esta é uma realidade incomportável para um grupo português. 6.1%

Com a previsão de expansão a Leste, é perfeitamente natural que se desloque a comissão de decisão para um desses países. 42.9%

É um resultado da globalização. 22.4%
2.Depois de vender a insígnia discount – Plus – ao Carrefour, em Espanha, a Tengelmann prepara-se para fazer o mesmo no país onde está sedeada, Alemanha.
Isto significa que o segmento de discount deixou de ser rentável para o grupo alemão. 6%

Esta operação irá gerar um encaixe financeiro importante que permitirá à Tengelmann investir noutros negócios/países. 26%

Os mercados da Europa Ocidental poderão ser relegados para segundo plano, em prol da Europa de Leste e Oriente. 14%

A concorrência da Aldi e Lidl, primeiro e segundo no ranking discount alemão, respectivamente, tornou-se incomportável, levando a Tengelmann a desinvestir neste conceito. 54%
3.De acordo com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Portugal poderá perder mais de 100 mil postos de trabalho no comércio nos próximos 4 anos.

Esta é uma realidade preocupante, dada a alta taxa de desemprego já existente no nosso País. 27.5%

É um reflexo normal da quantidade de pequeno comércio que irá ser obrigado a fechar dentro de poucos anos. 27.5%

Uma boa solução para esta situação seria a abertura do comércio aos domingos e feriados. 21.6%

São meras estatísticas que podem ser perfeitamente alteradas com as políticas certas. 23.4%
4.Um relatório publicado recentemente na revista britânica “The Grocer” condena as cadeias de distribuição Asda e Sainsbury por estas utilizarem mais sacos plásticos no serviço de entrega do domicilio do que a concorrência.

É um pouco exagerado exigir às empresas que coloquem X artigos em cada saco entregue ao cliente. 8.3%

Neste caso, a situação não é problemática porque estas empresas promovem junto dos consumidores acções para a entrega dos sacos de plástico para reciclagem. 6.3%

É positivo que as empresas se preocupem com questões desta natureza em prol do ambiente. 75.0%

Não é correcto fazer este tipo de investigação. Parece que agora vale tudo em nome do ambiente. 10.4%
5.O governo sueco pondera a venda da Vin&Spirit, detentora da vodka Absolut, uma das mais importantes marcas de vodka do mundo. A Diageo, detentora da líder Smirnoff, já se mostrou interessada na compra, tal como Pernod Ricard, Fortune Brands e Bacardi.

Qualquer uma das companhias ficaria mais enriquecida ao adquirir o portfólio da Vin&Spirits. 37.5%

Caso a Diageo fique com o negócio, provavelmente terá de se desfazer ou da Absolut ou da Smirnoff, porque não deverão poder ficar com o monopólio das duas principais marcas do segmento. 2.1%

Seria mais interessante para o mercado ser a Pernod Ricard, Fortune Brands ou Bacardi a comprar a Vin&Spirits, para aumentar a competitividade e não deixar o monopólio nas mãos da Diageo. 50.0%

Do portfólio da Vin&Spirits apenas a marca Absolut é interessante para os quatro players. Por isso, o negócio será mais viável se a empresa apenas vender a marca.10.4%
6.Um recente estudo em Espanha revela que 24% do vinho espanhol é vendido na Internet.

Como sempre, os espanhóis conseguem colocar-se à frente e aproveitar as oportunidades dadas pelas novas tecnologias, inclusivamente no vinho. 16.3%

É natural que com a grande difusão da Internet, este seja uma canal de vendas cada vez mais utilizado. 53.1%

É forçoso aproveitar os benefícios da Internet e possibilitar a compra de qualquer produto em www. 26.5%

Nem todos os produtores possuem a capacidade de vender vinhos na Internet. 4.1%
Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 71 pessoas, 49 respostas

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