FMCG Marcas

CE pondera suspender tarifas de importação de cereais

Por a 28 de Setembro de 2007 as 2:00

cereais.jpgPara combater a falta de cereais nos principais países exportadores, cujas reservas deverão cair em 2007 e a subida de preços nos mercados mundiais, Bruxelas e Estrasburgo aceitaram medidas de excepção, de acordo com notícia do Jornal de Negócios.

A Comissão Europeia vai propor ao Conselho de Ministros dos Estados-membros a suspensão das tarifas impostas à importação de cereais para o exercício de 2007/2008, um dos pilares centrais da Politica Agrícola Comum. Esta medida terá ainda que ser objecto de uma proposta formal da Comissão Europeia e aprovada pelos ministros.

Ao mesmo tempo, os ministros da agricultura suspenderam a medida obrigatória de colocar 10% das suas terras, programadas para produção de cereais, em pousio. O Parlamento Europeu (PE) concordou com esta proposta da CE, mas quer prolongar a medida até 2009.

Ao suspender a necessidade de retirar obrigatoriamente 10% dos terrenos aráveis da produção, Bruxelas espera fazer entrar no mercado no mínimo dez milhões de toneladas de cereais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *