FMCG Marcas

Azeite virgem extra falsificado

Por a 26 de Setembro de 2007 as 2:00

1.º Concurso nacional de azeite virgem extraA Deco analisou 19 marcas de azeite virgem extra e detectou duas falsificadas: a Insular Clássico e Uni Preço Clássico. O caso já foi reencaminhado para a ASAE, que irá agora verificar os dados da associação de defesa do consumidor.

As duas marcas adulteradas eram uma mistura de azeite refinado e virgem, mas que eram comercializadas como azeite virgem extra, bastante mais caro que o refinado.

Manuel Laje, porta-voz da ASAE, já adiantou à Lusa que está a ser preparada a recolha de amostras das duas marcas. Caso o resultado se confirme, todo o azeite em causa será apreendido e os produtores poderão ser enfrentar acusações do crime de falsificação, sujeitando-se a uma pena de prisão de entre três meses a três anos e ao pagamento de uma multa correspondente a cem dias de prisão.

O restante azeite analisado estava bem conservado. A Cristal Clássico obteve o melhor resultado no teste e a Chaparro Clássico (vendida no Lidl) foi considerada a escolha acertada na relação preço/qualidade.

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