Distribuição

JM assinala milésima loja na Polónia

Por a 25 de Setembro de 2007 as 2:00

BiedronkaA Jerónimo Martins (JM) escolheu Varsóvia, capital e maior cidade polaca, para abrir a milésima loja Biedronka. O grupo português ambiciona conquistar mais 500 unidades comerciais na Polónia até 2013.

A JM dispõe 150 milhões de euros para investir ainda este ano naquele país. A abertura de 10 farmácias é, segundo apurou o Diário de Notícias, a grande aposta para os derradeiros meses de 2007. Quanto à estratégia, inaugurar (ou não) estes espaços paredes-meias com as lojas Biedronka, ainda não se conhecem pormenores.

A cadeia de lojas Biedronka representa quase metade das receitas da JM, cerca de 1,1 milhões de euros. No primeiro semestre do ano, as vendas da Biedronka subiram 34,2% face ao período homólogo de 2006 e atingiram 2,4 mil milhões de euros.

A propósito da expansão da Biedronka, Alexandre Soares, presidente do grupo, deixou escapar, em entrevista ao programa Negócios da Semana, da SIC Notícias, que além da Roménia e Ucrânia, a Rússia «é um mercado espantoso», embora «muito difícil».

Entretanto, Luis Palha, CEO da JM, afirmou recentemente à Reuters que a posição do grupo retalhista holandês Ahold poderá manter-se, caso as duas accionistas (51% da JM e 49% Ahold) não cheguem a acordo. «Acho que sim (hipótese de a Ahold se manter na JM) e sem qualquer risco que isso se transforme numa relação menos amigável. É possível manter (o statua quo actual). Se a negociação não prosseguir, temos uma relação muito consensual à volta dos objectivos estratégicos e não me parece que haja problemas». A definição do preço é apontada como o principal entrave à concretização do negócio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *