Distribuição

Hipers vencem guerra de preços

Por a 21 de Setembro de 2007 as 9:00

retalho

Recolhidos mais de 66 mil preços em 572 lojas (hiper e supermercados, lojas de conveniência e de desconto, e cooperativas) e em 113 cidades, a análise anual da Deco Proteste conclui que, se o consumidor efectuar a escolha certa, poderá poupar até 700 euros no carrinho de compras.

No computo geral, o Feira Nova aparece como a cadeia mais barata no Cabaz 1, destronando o Minipreço do 1.º lugar e ultrapassando o Pingo Doce, Continente e Ecomarché, respectivamente 2.º, 3.º e 4.º classificados na análise de 2006. Já no Cabaz 2, são os alemães do discount Aldi e Plus que lideram a tabela efectuada pela Deco Protest, para no cabaz 3 ser, novamente, o Feira Nova a liderar.

Norte mais barato
Os distritos de Braga (1.º em 2006) e Castelo Branco (4.º em 2006) partilham a liderança dos distritos mais baratos de Portugal, aparecendo Lisboa em 2.º lugar e Portalegre no 3.º posto. No lado oposto, ou seja, nos distritos mais caros, destacam-se Bragança, Beja, Guarda e Faro.

De acordo com a análise da Deco Protest, «Lisboa, Faro e Setúbal são os distritos onde os preços variam mais», chegando as diferenças na capital nacional aos 37%. A Deco alerta: «na mesma cidade, a poupança pode estar no outro lado da rua», salientando que «ao fim de um ano, 500 euros e alguns metros de caminho separam um consumidor menos atento de outro mais astuto».

Já fora de Lisboa, os ganhos poderão atingir os 650 euros. Em Setúbal, por exemplo, «um consumidor que gaste 250 euros no Europa do Seixal, em vez do Continente da mesma localidade, desperdiçará todos os meses quase 55 euros, ou seja, cerca de 650 euros por ano», conclui a Deco Protest.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Intermarché das Caldas das Taipas, em Guimarães, alcança o título de “Campeão dos preços mais baixos”, partilhando, contudo, esse lugar com outro “Mosqueteiro” localizado na Covilhã. (ver quadro)

Hipers vs Supers
Na análise efectuada pela Deco Proteste poderemos ir um pouco mais além. Se na totalidade das compras do Cabaz 1 e “Mercearia”, os hipers colocam-se na frente com o Feira Nova e Jumbo, respectivamente, já no que diz respeito à secção de “Drogaria” e retirando do cabaz a carne, frutas e legumes, são os discounts que lideram com a insígnia Minipreço.

Assim, os hipers colocam-se claramente na frente quando as compras efectuadas têm por base a(s) marca(s), mas perdem para as lojas de desconto quando o consumidor não tem preferência por qualquer marca.

Curioso, ou não, é o facto de no Cabaz 3 (produtos de marca própria e idêntico ao segundo cabaz) ser o Feira Nova a liderar, seguido do Minipreço e Pingo Doce.

Compras em www
No que diz respeito às compras efectuadas nos websites das várias insígnias, www.continente.pt lidera a tabela elaborada pela Deco Proteste, à frente do www.jumbo.pt e www.elcorteingles.pt. De acordo com a responsável pela análise, o site do Continente, «para encher o Cabaz 1, o consumidor gasta menos 5% do que a média dos hipermercados da cadeia», advertindo, no entanto, que o site «não compensa se o consumidor tiver perto de si uma das lojas mais baratas». Já em relação ao www.jumbo.pt, «fica mais barato comprar pela Net do que no supermercado (com diferenças de 4 e 9% para os cabazes 1 e 2, respectivamente, excepto para o cabaz dos produtos de marca própria». Finalmente, o site do El Corte Inglés, «para os cabazes 1, 2 e 3, a loja virtual oferece quase sempre preços mais baixos: 9, 24 e 17%, respectivamente».

Os cabazes
Cabaz 1

Representa o consumo médio de uma família portuguesa típica e destina-se a quem escolhe os produtos pela marca. Inclui 100 produtos de características e marcas bem definidas, distribuídas por 12 categorias: gorduras e óleos, lacticínios e ovos, outros produtos alimentares, charcutaria, bebidas, produtos de higiene pessoal, de limpeza para a casa, fruta e legumes, peixe, aves, carne de porco e de vaca.

Cabaz 2

Destina-se ao consumidor que entra no supermercado e escolhe a marca mais barata. Abrange 81 produtos e é idêntico ao primeiro cabaz, mas não inclui as categorias carne, peixe, fruta e legumes.

Cabaz 3

Inclui 64 produtos de marca própria das superfícies e é idêntico ao segundo cabaz.

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