Distribuição

Supermercados criticados por utilização excessiva de sacos de plástico

Por a 11 de Setembro de 2007 as 2:00

retalho.jpgO último relatório publicado pela revista britânica “The Grocer” revela que, tanto a Asda como a cadeia Sainsbury utilizam, na maioria dos casos, mais sacos plásticos nos serviços de entrega ao domicílio do que a concorrência.
O relatório revela que no caso da Asda, houve ocasiões em que o grupo utilizava 15 sacos plásticos para acondicionar 32 artigos, salientando que, três meses antes, um outro relatório indicava que o grupo utilizava 14 sacos para 33 artigos.

No mesmo relatório, a revista “The Grocer” refere que a Sainsbury utilizou 11 sacos plásticos para 33 artigos, enquanto há três meses utilizava somente seis sacos para o mesmo número de artigos.

Para o mesmo número de artigos (33), o relatório indica que a Tesco utiliza 4 sacos e a Waitrose apenas 5.

Uma porta-voz da Asda comentou o relatório, referindo que «os consumidores podem devolver os sacos ao condutor que efectua o serviço de entrega ao domicílio para posterior reciclagem». Admitindo que a Asda utilizava um elevado número de sacos, muitas vezes desnecessários, a porta-voz concluiu que «a resposta dos consumidores é no sentido de quererem os artigos bem separados, principalmente no que diz respeito aos artigos alimentares e não-alimentares, mas admitimos que temos vindo a utilizar sacos de plástico em demasia».

Do lado da Sainsbury, a reacção também surgiu: «Estamos sempre à procura de novos métodos para a não utilização excessiva de sacos plásticos e muitos dos nossos consumidores estão a devolver os sacos para serem reciclados».

Esta situação vem demonstrar as preocupações existentes quanto às questões ambientais, fazendo muitas vezes com que os retalhistas sejam obrigados a rever determinadas políticas ambientais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *