Distribuição

Vendas Sonae Distribuição atingem 1,5 mil milhões

Por a 27 de Agosto de 2007 as 2:00

sonae2.jpgA Sonae Distribuição registou, no 1.º semestre de 2007, um crescimento de 10% no volume de negócios, atingindo os 1,495 mil milhões de euros. O braço da Sonae SGPS liderado por Nuno Jordão viu o cash-flow operacional crescer 34%, totalizando 114 milhões de euros, referindo a empresa em comunicado que «na sequência da evolução muito positiva das vendas e do cash-flow operacional, o resultado líquido apresentou um crescimento de 13% face a igual período de 2006, somando 49 milhões de euros».

Um mês após o anúncio da aquisição da operação do Carrefour em Portugal por 662 milhões de euros, a Sonae Distribuição destaca «o desempenho muito positivo do universo comparável de lojas na generalidade das insígnias (crescimento de 5%), reflectindo nomeadamente a forte a adesão dos clientes ao Cartão Continente e Cartão Modelo, bem como o elevado crescimento orgânico desenvolvido pela empresa nos últimos 12 meses, materializado na abertura de 87 lojas com cerca de 54.000 m2 de área de venda», para o crescimento de 10% nas vendas.

No que diz respeito ao programa de investimento da Sonae Distribuição, a empresa refere que terminou a primeira metade do exercício com um parque de 517 lojas distribuídas por 13 insígnias, num total de 565.000 m2 de área de venda, revelando ainda que «o plano de investimento para 2007 contempla o aumento de mais de 10% de área de venda instalada, num total de cerca de 50.000 m2».

De referir que o número de lojas pertencentes ao universo da Sonae Distribuição (517) é maioritariamente de base Não Alimentar, totalizando 391 lojas. Neste capítulo, é a Worten (89), seguida da Modalfa (73), Star (60) e SportZone (51) que possuem maior numero de unidades. De base Alimentar, a Sonae Distribuição detém 126 lojas, sendo que é o Modelo que lidera claramente com 80 lojas, seguido do Modelo Bonjour (25) e Continente (20).

Em termos de área de venda, a situação inverte-se, cabendo ao negócio de base Alimentar a liderança. Dos 565.000 m2, 356 mil são “alimentares” e 209 “não alimentares”. Continente e Modelo detêm as maiores áreas, com 167 e 166 mil metros quadrados, respectivamente. No Não Alimentar, é a Worten que possui maior área de venda, com 66.000 m2, seguida do MaxMat (43), SportZone (40) e Modalfa (35).

Quanto a perspectivas, a Sonae Distribuição «mantém a sua estratégia de actuação assente em linhas claramente definidas», revela a empresa, adiantando que esta passa pelo «crescimento, quer pela via orgânica, quer pelas oportunidades de aquisição que surjam no mercado, e reforço da proposta de valor para os clientes, através do investimento continuado em eficiência e inovação».

De fora dos planos da Sonae Distribuição não está a expansão para o mercado espanhol com formatos de retalho Não Alimentar, revelando a empresa liderada por Nuno Jordão ainda que a recente compra do Carrefour «permitirá reforçar a liderança da Sonae Distribuição no mercado de retalho de base Alimentar português, ao incrementar de imediato a área de venda instalada da empresa em 17% e o volume de negócios anualizado em mais de 16%».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *