Distribuição

Carrefour abandona mercado suíço

Por a 23 de Agosto de 2007 as 2:00

carrefour noiteA Coop, cadeia retalhista suíça, desembolsou quase 300 milhões de euros para adquirir os 12 hipermercados que o Carrefour detém no mercado helvético. O gigante francês abandona assim o negócio dos hipermercados naquele país, à semelhança da estratégia adoptada em Portugal.

Na decisão da direcção do Carrefour terá pesado os limites ao crescimento e à concentração nesta região europeia assim como a entrada recente das duas multinacionais alemãs, Lidl e Aldi, no país. O proteccionismo dos produtos fabricados no país e o peso dos retalhistas locais, Coop e Migros, contribuíram em força para dificultar a performance do Carrefour que operava no país há cerca de sete anos.

A notícia era previsível, já que o líder europeu está apostado em alienar os activos pouco rendíveis e concentrar esforços nos países onde é líder de mercado.

A Distributis, a empresa alienada cujo capital está distribuído em 50% entre o Carrefour e a suíça Maus Freres, facturou no ano passado 504 milhões de euros, cifra que traduz 1,1% da quota de mercado.

O negócio está ainda sujeito a aprovação da Comissão Suíça de Concorrência. A deliberação está agendada para o final do próximo semestre. No entanto, a concretizar-se, a troca da insígnia Carrefour para Coop será levada a cabo em Julho de 2008.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *