FMCG Marcas

Importações de bacalhau fresco sobem

Por a 22 de Agosto de 2007 as 2:00

bacalhauAs importações portuguesas de bacalhau da Noruega cresceram “fortemente” no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo do ano anterior, segundo a Norge (Conselho Norueguês das Pescas). A afirmação parece contraditória, uma vez que o consumo tem vindo a diminuir, por um lado, pela redução da oferta, e, por outro, pela subida do preço deste peixe nos últimos anos.

Mas, há uma explicação: o início da campanha do Skrei em Portugal, bacalhau de captura no período em que migra do Ártico para as costas norueguesas, veio revolucionar a forma de consumir bacalhau no mercado nacional. É que o Skrei só dá por este nome se for comercializado fresco e ostentar o certificado de origem. Os exportadores alcançaram a proeza de colocar um peixe fresco em terras lusitanas três dias depois da sua captura.

Comprar o bacalhau inteiro continua a ser a preferência de 75% dos portugueses. Cerca de 21% adquire bacalhau embalado e/ou demolhado/ultracongelado, regra geral, restaurantes que assim não têm necessidade de fazer stocks.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *