FMCG Marcas

ASAE encerra suinicultura em Vila do Conde

Por a 12 de Julho de 2007 as 2:00

porco.jpgAs autoridades suspenderam a actividade de uma exploração de suínos em Vila do Conde, na sequência da uma mega operação de fiscalização ao sector que a ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica) está a levar a cabo em conjunto com a Inspecção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território (IGAOT) e a GNR (Guarda Nacional Republicana).

A acção de fiscalização surge na sequência de uma notificação realizada pelo IGAOT no ano passado a cerca de dois mil suinicultores.

A suinicultura é do grupo Agro-Pecuária Petiz e Maia e localiza-se em Mosteiró. Falta de condições higieno-sanitárias, assim como técnico-funcionais e ambientais, constituem as causas da suspensão desta exploração, segundo avançou a agência Lusa.

Até à data, a ASAE já inspeccionou quatro explorações em Leiria e outras tantas em Alcochete, Mochique, Vila do Conde e Évora. Leiria é apontada como a zona mais crítica em matéria ambiental. A região alberga cerca de 300 porcos espalhados por 900 explorações e cerca de 300 não respeitam a legislação.

Nas oito explorações inspeccionadas foram detectadas irregularidades, entre as quais de destacam a falta de avaliação de impacte ambiental, ausência de licença para cargas e descargas, falta do sistema integrado de registo electrónico de resíduos e equipamentos de pressão não licenciados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *