Distribuição

Vendas a retalho diminuem 1.3%

Por a 2 de Julho de 2007 as 2:00

retalho.jpgEm Maio, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, diminuíram 1,3% em termos homólogos. Esta variação correspondeu a uma melhoria de 0,1 pontos percentuais face ao resultado do mês anterior. Este andamento resultou de comportamentos diferenciados nos dois agrupamentos considerados. No agrupamento de Produtos alimentares, a taxa de variação homóloga reduziu-se 0,3%, situando-se no mês de referência em 1,5%. No caso do comércio de Produtos não alimentares, registou-se uma variação de -3,6%, mais favorável em 0,5 pontos que a registada em Abril.

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação de -0,1%, recuperando 5,3% em relação ao observado em Abril. Os dois agrupamentos de comércio considerados apresentaram comportamentos semelhantes, tendo registado taxas de variação mensais negativas. Assim, no de Produtos alimentares, esta taxa recuperou em 3,3%, situando-se no mês de referência em -0,2%. No caso do comércio de Produtos não alimentares, registou-se um acréscimo de 6,9%, fixando-se a taxa de variação em -0,1%. A variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 1,0% (1,3% em Abril).

No panorama europeu, a Alemanha, de acordo com a Agência Federal de Estatística Alemã (Destatis), viu as vendas no sector de retalho recuarem em Maio, invertendo o acréscimo contabilizado em Abril. Excluindo as vendas de automóveis e vendas dos respectivos combustíveis, a actividade no retalho recuou 1,8% (+1,4% em Abril), segundo dados corrigidos das variações sazonais.
Em base homóloga, a queda alcançou 3,7% no sector de retalho da maior economia europeia. Em Abril, o sector reflectiu um decréscimo de 0,6% face às vendas de igual mês de 2006.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *