FMCG Vinhos

Sonho Mayor

Por a 29 de Junho de 2007 as 8:00

 adega_129.jpg

A nova adega, situada na Herdade das Argamassas, no concelho de Campo Maior, começou a funcionar na vindima de 2006, na qual se produziram 1.385 hl de vinho regional alentejano, o que corresponde a 185.000 garrafas.

O objectivo do grupo é, a médio prazo, aumentar a área de vinha (dos actuais 55 hectares para 100). Na vindima deste ano espera vinificar 140.000 litros de vinho, o que corresponde a 186.000 garrafas.

O Comendador Rui Nabeiro sublinhou na inauguração da Adega Mayor que se trata de uma obra com uma «concepção arrojada e diferente do habitual», acrescentando ainda que «temos um edifício que vai elevar o património alentejano».

De resto na inauguração da adega, Rui Nabeiro não deixou de frisar que «este é o concretizar de um sonho antigo, não só para mim, como para o Alentejo, bem como para Portugal», confidenciando aos presentes que «por vezes vale a pena correr riscos».

Restauro de uma tradição
Claro ficou também que este projecto não pretende «concorrer com ninguém, mas simplesmente restaurar uma tradição perdida na região de Campo Maior». Além disso, «pressa é coisa que não temos. O caminho está definido e vamos segui-lo. Conhecemos as nossas potencialidades e as dificuldades deste mercado, mas temos esperança que o projecto revitalize a região».

A Seatur, empresa do Grupo Nabeiro que produz o vinho, segue a filosofia de actuação que rege o grupo empresarial e apresenta um «vinho que tem primado pela qualidade e não pela quantidade».

Rui Nabeiro adiantou que a empresa ainda está a dar os primeiros passos no sector, mas aponta como meta produzir cerca de 267.000 garrafas daqui a 5 anos. «A distribuição é a arma forte de que dispomos para colocar o nosso vinho no mercado», afirmou.

A actual área vinícola do Grupo Nabeiro está concentrada na região de Campo Maior, com 55 hectares de vinha plantada, dos quais 45 se encontram na Herdade das Argamassas e os restantes 10 na da Godinha.

Entre as castas plantadas, destacam-se Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional, Syrah, Castelão e Alicante Bouschet para tintos e Arinto, Roupeiro, Verdelho e Antão Vaz para brancos.

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés produz actualmente os vinhos Monte Maior, Adega Mayor – Touriga Nacional, Reserva do Comendador e Garrafeira do Comendador, sob os auspícios do enólogo alentejano Paulo Laureano.

Exportação em mente
A estratégia de exportação dos vinhos vai seguir os passos do café (produto líder da empresa) e aproveitar a logística da empresa. Tal traduz–se em recomendar os vinhos em todos os sítios onde o Grupo tem clientes. É assim que já vende vinho na Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Espanha e nos países da Europa Central, onde tem representantes.

Com a adega de Siza, os objectivos para 2007 são mais ambiciosos. Brasil e África, sobretudo Angola, vão ser alvo de campanhas arrojadas, pretendendo a empresa alentejana tirar partido da fraca qualidade do vinho que se vende nestes países.

«São as paixões que nos movem. Quando criamos qualquer coisa, motiva-nos sempre algo que envolve um largo conjunto de emoções, desejos, pessoas, locais, objectivos… Foi sempre assim e não é diferente no mundo dos vinhos. Com a grande vantagem de que aqui estamos a criar algo que tem também a ver com um local de eleição, onde estamos a tornar real o nosso projecto. Campo Maior, que sempre nos acompanhou, marcará agora pelas suas condições de clima e de solo a pelas castas alentejanas, o carácter e o perfil dos nossos vinhos», conclui Rui Nabeiro. Presente na inauguração da Adega Mayor esteve também o ministro da Agricultura, Jaime Silva, admitindo que «este projecto faz acreditar que vale a pena investir na agricultura e, mais concretamente, no vinho. É possível correr riscos e é preciso fazer algo pelo Alentejo» concluindo que «são projectos destes que fazem falta ao Alentejo».
Vinhos Mayor
Monte Mayor
Vinhos com maior percentagem de Aragonês, Trincadeira e algum Alicante Bouschet, este néctar estagia seis meses em madeira, tendo sido engarrafado em Junho de 2006.

Touriga Nacional
100% Touriga Nacional, após fermentação em balseiro de carvalho francês, estagiou seis meses em barricas novas de 400 litros, também de carvalho francês.

Garrafeira do Comendador
Vinho com maior percentagem de Alicante Bouschet, alguma Trincadeira e Aragonês, teve um estagia de 17 meses em barricas novas de carvalho francês de mais dois anos em garrafa antes de ser lançado no mercado.

Reserva do Comendador
Vinhos com maior percentagem de Aragonês, alguma Trincadeira e Alicante Bouschet, após fermentação maloláctica, estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *