Veículos

Acordo entre DaimlerChrysler e Fiat Powertrain Technologies

Por a 28 de Junho de 2007 as 2:00

mercedes2O grupo DaimlerChrysler Truck e a Fiat Powertrain Technologies (FPT) anunciaram recentemente a conclusão de um acordo de cooperação estratégica no campo das motorizações.

O primeiro passo deste acordo diz respeito ao fornecimento a longo prazo de motores diesel ligeiros (FPT F1C) à Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation (MFTBC), para o veículo comercial ligeiro Canter que será comercializado nos principais mercados, incluindo a Europa e o Japão. A FPT irá fornecer cerca de 80.000 motores F1C por ano à Mitsubishi Fuso a partir de 2009. Os volumes de fornecimento irão aumentar ao longo dos anos seguintes.

O motor é um Diesel Common Rail com cilindrada de 3.0 litros, uma potência nominal de 177 CV às 3.500 rpm e um binário máximo de 400 Nm às 1.400 rpm. Graças ao design optimizado de todos os componentes do motor e à avançada tecnologia dos seus sistemas de injecção e turbocompressão, o motor F1C garante excelentes níveis de desempenho e de consumos. O motor F1C é actualmente fabricado apenas em Foggia, na Itália, mas a produção numa fábrica adicional será iniciada em breve como parte da estratégia de globalização da FPT.

A actual geração do Canter foi introduzida em 2002 e é um dos camiões ligeiros de maior sucesso na Ásia, vendendo mais de 132.000 unidades em 2006 em mais de 106 países de todo o mundo. O seu enorme sucesso e a competência de base da Mitsubishi Fuso para este tipo de veículo faz do MFTBC o Centro de Competência mundial para camiões ligeiros dentro do Grupo DaimlerChrysler Truck.

No quadro deste acordo de fornecimento estratégico, as duas companhias estão também a examinar potenciais oportunidades de negócio futuras noutros mercados, incluindo o Sudeste da Ásia.

«Este acordo é um importante passo na nossa politica orientada para o desenvolvimento de parcerias estratégicas em todos os sectores do Grupo», disse Sergio Marchionne, administrador-delegado do Grupo Fiat. «A nossa habilidade de fazer uma parceria com a DaimlerChrysler confirma que a decisão de unificar num único sector as nossas actividades referentes ao desenvolvimento de motorizações foi a escolha certa, e de que temos produtos e capacidade técnica para satisfazer as necessidades de um mercado exigente».

Dieter Zetsche, presidente do Conselho Administrativo da DaimlerChrysler AG e responsável pelo Grupo Mercedes Car, disse: «As normas actuais e futuras sobre emissões exigem um elevado nível de investimento e especialização tecnológica. Este acordo fornece um valor acrescentado a ambas as companhias, Grupo Fiat e DaimlerChrysler». Andreas Renschler, membro do Conselho Administrativo da DaimlerChrysler e responsável pelo Grupo Truck, acrescentou: «Esta é uma data fundamental para o Grupo DaimlerChrysler Truck em vários níveis. Com esta aliança, assegurámos a melhor decisão para os nossos clientes da Fuso, uma vez que iremos oferecer-lhes o motor mais moderno, tecnologicamente avançado e mais respeitador do ambiente. Este motor irá fornecer elevadas prestações combinadas com um rendimento altamente competitivo em termos de consumos».

«Este acordo demonstra o nível da nossa tecnologia e apoia o papel estratégico da FPT na expansão da sua actividade fora do mercado cativo», diz Alfredo Altavilla, administrador-delegado da Fiat Powertrain Technologies. «Estamos convictos de que este acordo de fornecimento poderá ser o primeiro passo de uma colaboração duradoura e de satisfação recíproca em projectos futuros».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *