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Consumo de vinho no Brasil aumenta 39% até 2011

Por a 25 de Junho de 2007 as 2:00

ed_168_vinhos_lesteAté 2011, os brasileiros consumirão cerca de 369 milhões de litros de vinho por ano, revela um estudo realizado pelo centro de pesquisas britânico International Wine and Spirit Record. A expectativa é que o consumo de vinho pela classe média brasileira seja 39% maior em 2011 e que na globalidade, o consumo de vinho aumente 12,5% face a 2005. Segundo o estudo, a tendência é que o aumento da produção do Brasil também se desenvolva paralelamente.

«O Brasil já é o segundo maior consumidor da América Latina, só perdendo para a Argentina», afirma André Freire, crítico de vinhos e director técnico da Wine Bahia 2007 – maior evento do Norte/Nordeste de vinhos e artigos relacionados. Por outro lado, o consumo em países considerados grandes produtores de vinho, como Argentina, Chile e Uruguai, tem vindo a sofrer uma considerável queda. De acordo com André Freire, uma pesquisa recente feita pelo especialista em economia mundial Michael Porter concluiu que cinco países no mundo têm grande potencial de crescimento de mercado consumidor e o Brasil está entre eles.

Ainda de acordo com o relatório, a oferta de vinhos de diversas partes do mundo atende à curiosidade dos novos consumidores no país, mas a grande parte das bebidas no Brasil ainda vem dos países vizinhos Chile e Argentina, seguidos pelos vinhos italianos, portugueses e franceses. A queda do dólar é outro novo factor que influencia directamente o consumo da bebida. Actualmente, o vinho é um dos produtos de maior saída entre os importados nos lineares da maioria dos supermercados e lojas gourmet.

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